25 mar, 2024 - 19:19 • Eduardo Soares da Silva
Mais do que venceu o jogo frente à Eslovénia, o objetivo de Portugal no particular desta terça-feira é preparar o Campeonato da Europa. O selecionador nacional, Roberto Martínez destaca a importância do jogo em Liubliana.
"O objetivo não é ganhar um particular, mas sim preparar a equipa para o Europeu. Queremos o melhor desempenho possível e ganhar o jogo. Vi os jogos da Eslovénia na fase de qualificação e, à semelhança da Suécia, jogam com dois avançados. São uma ameaça, principalmente no contra-ataque e será um grande teste para nós", disse, em conferência de imprensa.
Diogo Leite, Dany Mota e Francisco Conceição podem estrear-se e Roberto Martínez já pensa nestes jogadores para lá do Europeu deste verão.
"Os novos jogadores entraram muito bem durante o estágio, com uma personalidade muito boa. As estreias são importantes porque é a continuação do trabalho que é feito na formação. Olhamos para o Europeu, que está a oito semanas, mas depois temos a Liga das Nações e o Mundial de 2026. Podem ser importantes para o futuro", aponta.
Será o último jogo da seleção antes da convocatória final para a prova. Por isso, Martínez olha para um momento "muito importante para levantar alguma informação sobre os jogadores que estão aqui".
Último particular da seleção antes do fim da época(...)
"Precisamos de mostrar novamente os conceitos que mostrámos frente à Suécia. É um jogo muito importante para nós e para essa lista. Agora, se a lista tiver 23 ou 25 jogadores pode haver diferenças, mas o foco é que o trabalho foi muito bom durante os treinos. Estou muito contente com a atitude e compromisso dos jogadores".
Cristiano Ronaldo juntou-se ao grupo após o jogo com a Suécia e mereceu elogios do selecionador. O capitão, de 39 anos, "está muito bem, a jogar muitos minutos e com um papel muito importante no seu clube".
"Mostrou frescura, muita fome e é sempre um exemplo no balneário. É um jogo importante para ver Cristiano Ronaldo no relvado. Ele, por si só, está sempre motivado. Foi sempre o exemplo que deu durante a sua longa carreira. É um exemplo para os seus companheiros, é um exemplo para os seus adversários. Continua a jogar como se tivesse menos 20 anos", explica.
Nuno Mendes impressionou nos primeiros 45 minutos frente à Suécia, mas está nas primeiras semanas de competição após uma grave lesão. Por isso, Martínez assume poupá-lo: "Estamos a trabalhar para recuperar bem. É momento de não arriscar. Vamos avaliar amanhã, mas acho que será preciso dar-lhe um ou dois dias de descanso."
Eslovénia-Portugal está marcado para esta terça-feira, às 19h45, com relato e acompanhamento, ao minuto, no site da Renascença.