22 ago, 2024 - 21:52 • Ricardo Vieira
A seleção nacional está a "trabalhar para ganhar o Mundial" de 2026, afirma o selecionador Roberto Martínez em entrevista ao site Zero Zero.
Depois da eliminação nos quartos de final do Euro2024, com a França, o objetivo agora é ganhar a Liga das Nações, sublinha o treinador espanhol.
"Queremos tentar ganhar a competição. Temos apenas dois dias de descanso entre os duelos. Acima de tudo, pode servir para criar competitividade no balneário - de forma equilibrada. É importante não perdermos o que fizemos anteriormente e dar opções a outros atletas", argumenta Roberto Martínez.
A Liga das Nações será uma rampa de lançamento para o próximo Mundial de 2026, no Canadá, Estados Unidos e México.
"Estamos a trabalhar para ganhar o Mundial. Esse é objetivo supremo. Para isso é preciso jogar contra equipa como a França de olhos nos olhos, desde o primeiro minuto (...) A primeira parte do prolongamento foi o nosso melhor período futebolístico na competição. Tivemos qualidade com bola frente a um adversário de alto nível", sublinha.
“A porta da seleção nacional está aberta” para Pedro Gonçalves, mas a concorrência é forte, disse o selecionador Roberto Martínez na entrevista ao Zero Zero.
O médio do Sporting não foi convocado para o Europeu deste verão e no início da nova temporada continua a ser um dos destaques da Liga portuguesa e do Sporting.
Roberto Martínez
Portugal caiu nas grandes penalidades diante da Fr(...)
O selecionador nacional, Roberto Martínez, garante que é “neutral”, não em “cores futebolísticas” e explica porque não levou Pedro Gonçalves (“Pote”) para o Europeu da Alemanha.
“O Pote esteve inserido em todas as pré-listas, mas em março de 2024 acabou por lesionar-se e não conseguiu demonstrar o que tinha para oferecer. Continuamos a acompanhar o seu trajeto, começou a época muito bem e, tal como é natural, a porta da seleção está aberta”, assegura o técnico espanhol.
E onde pode encaixar o jogador do Sporting na seleção nacional? Roberto Martínez prefere Pedro Gonçalves a jogar pela esquerda, não num meio-campo a dois, nem como ponta de lança, apesar de finalizar bem.
Euro 2024
O capitão da seleção ficou em branco, mas foi quem(...)
“Na minha opinião, acho que tem rendimento superior a partir do lado esquerdo, mas temos de ter sempre em conta os jogadores que possuímos: João Félix, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Vitinha... Temos muitos atletas que podem ocupar esse espaços”, sublinha.
O futuro de Cristiano Ronaldo, de 39 anos, na seleção nacional foi outro dos temas abordados nesta entrevista ao site Zero Zero.
Roberto Martínez também deixa a porta aberta a CR7 e considera que a equipa nacional não precisa de uma "revolução drástica", nomeadamente após a saída de Pepe.
"Da lista do Europeu, o Pepe reformou-se, mas deixou um legado incrível. Um modelo para os mais jovens. O Gonçalo Ramos também está de fora, infelizmente. Penso que não precisamos de uma revolução drástica, mas sim de continuar a melhorar. Vamos participar numa Liga das Nações com um formato específico. Portugal foi o primeiro vencedor da prova, portanto, temos aqui alguma responsabilidade acrescida", declarou o técnico nacional.