11 dez, 2024 - 20:35 • Redação
Pepe, antigo vice-capitão da seleção nacional, gostaria de ser mais novo para poder jogar o Campeonato do Mundo em solo português em 2030.
Num evento na Cidade do Futebol, em Oeiras, em que foi visionada a votação da atribuição da organização do Mundial, o central que se reformou este verão admitiu que gostaria de jogar a prova.
“Estava ali dentro [na cerimónia], queria ter menos 10 anos para poder disputar este Mundial, que tenho certeza que vai ser incrível. Mas acredito que Portugal possa sair [vencedor]. Esperamos que seja o próximo agora, que é melhor para nós todos, mas que em casa possamos dar uma alegria ao nosso povo e que possamos conquistar este título”, disse.
Pepe foi demasiado novo para jogar o Euro 2004, em solo nacional, e demasiado velho para o Mundial 2030. O central esteve em nove torneios internacionais: Mundial 2010, 2014, 2018 e 2022, Europeu 2008, 2012, 2016, 2020 e 2024.
"É histórico para Portugal. É um Mundial, é o primeiro Mundial, é histórico para o nosso povo, para a nossa gente”, disse.
Nani, outro campeão europeu recentemente retirado, esteve também na cerimónia e não tem dúvidas que Cristiano Ronaldo ainda poderá jogar nesse torneio.
"Não tenho dúvidas, vai fazer uma dieta para estar lá mesmo fininho, esperemos que o Cristiano ainda esteja lá a fazer golos. Temos muitos talentos que podem vir a praticar um excelente futebol nessa altura. Acho que estamo-nos a preparar para ter uma seleção muito forte", afirmou.
Dragão, Luz e Alvalade vão receber, "no mínimo, um(...)
O herói da final do Euro 2016, Éder, hoje parte da Federação Portuguesa de Futebol, acredita que será "especial" receber o torneio.
"Ver o apoio dos nossos adeptos, dos portugueses, pelas ruas, será claramente muito importante. Tivemos isso em 2004. Tivemos isso em França também, em Marcoussis. E claro, os jogadores vão querer presenciar isso e ter esse calor todo de Portugal a apoiar”, atirou.
Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar o Mundial 2030, mas os três primeiros jogos realizar-se-ão na América Latina - e a partida inaugural será no Estádio Centenário, em Montevidéu, capital uruguaia.
Em Portugal, só três estádios cumprem o requisito de lotação mínima de 40 mil espectadores imposta pela FIFA, pelo que só Luz, Dragão e Alvalade acolherão encontros da fase final. Ainda assim, o ex-secretário de Estado do Desporto garantiu, em entrevista no programa "Hora da Verdade", da Renascença e do "Público", que "teremos, no mínimo, uma dezena de jogos (...) e provavelmente mais de uma dezena" em solo português. João Paulo Correia também admitiu, contudo, que não estava garantido que Portugal acolhesse partidas da fase a eliminar.