23 nov, 2020 - 12:45 • José Barata
Miguel Oliveira brilhou em Portimão ao vencer o Grande Prémio de MotoGP de Portugal não dando qualquer hipótese à concorrência de chegar ao primeiro lugar. O piloto de Almada somou assim o seu segundo triunfo na carreira na categoria máxima do motociclismo.
Na próxima época, o piloto luso vai subir à equipa de fábrica da KTM e na opinião de Manuel Marinheiro, revelada em entrevista a Bola Branca, os portugueses podem sonhar com o título mundial já no próximo ano.
"Os portugueses podem e devem sonhar com o Miguel Oliveira campeão do mundo, para isso devem apoiá-lo porque esse também é um objetivo dele, e nós também temos essa expectativa. E porque não ser já no próximo ano?", assume o presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo.
Piloto português conquistou o Grande Prémio de Por(...)
O chefe da KTM deixou em aberto a possibilidade de o piloto português ser o líder da equipa oficial, em que terá Brad Binder como companheiro. Algo que Manuel Marinheiro vê como natural:
"Essa é uma decisão da equipa, mas o Miguel tem condições e competência para ser o chefe de equipa da KTM ou de outra equipa, e isso seria uma mais valia para ele".
Portimão no mapa de MotoGP
Nesta entrevista à Renascença, Manuel Marinheiro fala da possibilidade da pista de Portimão voltar a receber no próximo ano uma prova de MotoGP, recordando que há a certeza de que acontecerá em 2022.
"Em 2021 o circuito português continuará a estar de reserva para o mundial de MotoGP, e poderá receber uma prova como aconteceu este ano, caso algum dos circuitos programados não consiga receber a prova. Em 2022 a pista de Portimão está inserida na lista dos circuitos onde passará o mundial, assim consigamos cumprir com as condições financeiras necessárias para realizar a corrida", conclui.
A primeira corrida de MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve foi ganha pelo português Miguel Oliveira. O piloto da KTM venceu na última atuação pela equipa Tech3. O triunfo permitiu-lhe subir um lugar no Mundial de Pilotos.
Miguel Oliveira terminou o campeonato na 9.ª posição. Joan Mir, espanhol da Suzuki, sucede a Marc Márquez como campeão do mundo.