19 mai, 2022 - 09:49 • Redação
Juri Vips, piloto estoniano, vai fazer a estreia ao volante de um carro de Fórmula 1, nos treinos do Grande Prémio de Barcelona, onde substitui o mexicano Sergio Pérez.
O piloto de 21 anos vai somar os primeiros quilómetros ao volante de um carro da Fórmula 1, ao volante do carro da Red Bull.
Sergio Perez é o preterido para dar lugar ao piloto de Fórmula 2, que vai correr uma hora na primeira sessão de treinos na Catalunha, na sexta-feira.
A Red Bull ocupa os dois últimos lugares do pódio da classificação de condutores. Perez é terceiro e o campeão Max Verstappen é segundo.
Na hierarquia de equipas, a Red Bull é segunda, com 151 pontos, a seis pontos da Ferrari.
Esta oportunidade surge no seguimento da implantação de uma nova regra na Fórmula 1, que visa dar mais oportunidades aos jovens pilotos. O regulamento obriga as equipas a darem oportunidades a um ou mais pilotos, menos experientes, em duas corridas.
Além de Vips, também o neerlandês Nyck de Vries, antigo campeão de Fórmula 2, vai ter a primeira oportunidade ao volante de um carro de Fórmula 1, em Espanha. O piloto vai substituir o tailandês Alex Albon, na equipa britânica da Williams.
Também a Alfa Romeo, equipa italiana, vai lançar outro condutor, ainda que, neste caso, não seja um jovem inexperiente. O polaco Robert Kubica, de 37 anos, vai substituir o chinês Guanyu Zhou.