Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Williams

Franco Colapinto é o novo piloto da Argentina na F1

27 ago, 2024 - 18:35 • João Pedro Quesado

A Williams perdeu a paciência com Logan Sargeant, que apenas marcou um ponto em duas temporadas e tem repetido erros e acidentes. Argentina não tinha um piloto na Fórmula 1 há 23 anos.

A+ / A-

O piloto argentino Franco Colapinto vai substituir o norte-americano Logan Sargeant na Williams. A estreia competitiva no campeonato de Fórmula 1 é já este fim de semana, no Grande Prémio da Itália.

Franco Colapinto, de 21 anos, faz parte da academia de jovens pilotos da Williams, e estreou-se na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Grã-Bretanha em 2024. Com ascendência italiana, o jovem é o primeiro piloto argentino na F1 em 23 anos - o último foi Gastón Mazzacane, em 2000 e 2001, pelas equipas Minardi e Prost.

Colapinto é também o segundo piloto argentino a competir pela Williams, depois de Carlos Reutemann entre 1980 e 1982. Reutemann, que foi governador da região de Santa Fé entre 1999 e 2003 e senador pela mesma região até à sua morte, em julho de 2021, é o último piloto argentino a vencer na F1, onde ganhou 12 corridas.

Franco Colapinto competia, até agora, na Fórmula 2 pela MP Motorsport. Na época de estreia na última categoria de acesso à F1, o argentino venceu uma corrida e terminou três vezes no pódio, estando em quinto lugar do campeonato.

Fim da linha (e da paciência) para Logan Sargeant

No comunicado em que anuncia a troca, a Williams afirma que Franco Colapinto vai assumir imediatamente o segundo carro da Williams, e competir com o número 43. James Vowles, diretor da equipa, afirma que a troca de pilotos "dá à Williams a melhor hipótese de competir por pontos no resto da temporada".

A frase indica que a equipa britânica perdeu finalmente a paciência com Logan Sargeant, a quem agradeceu "pelo seu trabalho árduo e contribuição nas últimas duas temporadas". Em 2024, a Williams está em nono lugar no campeonato de construtores, com apenas 14 pontos - todos eles marcados por Alexander Albon.

O acidente forte nos treinos livres do Grande Prémio dos Países Baixos, no fim de semana passado, terá sido a gota de água - principalmente por destruir um conjunto de atualizações do carro que a equipa estava a estrear.

De acordo com a "Autosport", James Vowles esteve reunido em Zandvoort com diretores de outras equipas, procurando avaliar candidatos para substituir imediatamente Logan Sargeant. Mick Schumacher, piloto reserva da Mercedes e da Alpine, e Liam Lawson, piloto reserva da Red Bull, terão sido os candidatos avaliados.

Sargeant já sabia que não ia ter lugar na F1 em 2025 - a Williams anunciou que Carlos Sainz, atualmente na Ferrari, vai ser o novo piloto da equipa. Mas a incapacidade de se manter perto de Alexander Albon condenou-o a sair já.

Um dos sinais de que Sargeant tinha o tempo contado - além dos vários avisos públicos de James Vowles -, aconteceu logo na terceira corrida do ano, na Austrália, quando o norte-americano foi obrigado a ceder o seu chassis a Alexander Albon, depois deste ter um acidente grave que destruiu a estrutura de segurança do carro.

Piloto na F1 desde 2023, Logan Sargeant apenas conseguiu marcar um ponto nas 36 corridas em que participou em 2023 e 2024. Esse ponto, conquistado no Grande Prémio dos Estados Unidos em 2023, foi suficiente para fazer dele o primeiro norte-americano a marcar um ponto na F1 desde Michael Andretti, em 1993.

"O Logan permanece um piloto talentoso e vamos apoiá-lo a continuar a sua carreira de piloto para o futuro. Sei que o Franco tem muita velocidade e muito potencial, e ansiamos por ver o que ele pode fazer na Fórmula 1", declarou James Vowles.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+