15 jun, 2024 - 12:00 • Pedro Castro Alves (enviado à Alemanha)
Entre chuva intensa e abertas de sol, a seleção nacional treinou este sábado pela primeira vez no Hotel Klosterpforte, o quartel-general da comitiva lusa na Alemanha, situado na pequena vila de Marienfeld.
Depois de dois dias de loucura popular, na chegada e no treino aberto em Gutersloh, os jogadores entram agora na rotina de preparação em solo germânico, com vista ao primeiro jogo da fase de grupos, na terça-feira, diante da Chéquia, em Leipzig.
Longe dos olhares curiosos dos milhares de fãs que todos os dias se amontoam à entrada do hotel, a equipa das quinas trabalha com todos os jogadores disponíveis sob o olhar atento de Roberto Martinez.
O espanhol caminhou de braços atrás das costas durante os 15 minutos abertos à comunicação social, deixando o trabalho de proximidade com os jogadores para os preparadores físicos e treinadores-adjuntos.
O complexo da unidade hoteleira em Marienfeld tem dois campos de treino à disposição da seleção, com a particularidade de, entre eles, o selecionador nacional ter requisitado que esteja instalada uma torre de onde elementos da equipa técnica filmam e observam o treino de uma zona mais elevada.
A equipa das quinas está instalada num antigo mosteiro, construído no século XIII e que oferece todas as condições para a preparação dos encontros decisivos.
Sauna, ginásio, piscina interior e exterior, spa, dois campos relvados, um restaurante e até salas de reunião e convívio num complexo com 18 hectares e 152 quartos, reservado na totalidade para a seleção portuguesa. É aqui que Portugal prepara a estreia no Campeonato da Europa de 2024, na terça-feira, frente à Chéquia.