Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Euro 2024

Respirem, ingleses. Já não há Marco van Basten como no Euro 88

10 jul, 2024 - 10:00 • Redação

Em dia de Países Baixos-Inglaterra, para o apuramento do segundo finalista do Euro 2024, viajamos até ao especial hat-trick do avançado do AC Milan.

A+ / A-

Um dos míticos jogos entre neerlandeses e ingleses que vive no imaginároi dos futeboleiros é a segunda partida da fase de grupos do Euro 88. Após as duas equipas iniciarem o percurso no Europeu com derrotas, Países Baixos contra a URSS e a Inglaterra contra a Irlanda, a 'laranja mecânica' e os 'três leões' defrontaram-se para evitar uma saída precoce do torneio.

Numa equipa composta por várias estrelas como Ronald Koeman, Frank Rijkaard ou Ruud Gullit e Marco van Basten, foi mesmo o avançado a tornar-se a principal referência daquela 'laranja mecânica'.

Após Bosman, sim esse mesmo, ser o titular no primeiro jogo, Rinus Michels, selecionador neerlandês, optou por colocar o avançado de 23 anos do AC Milan a titular.

Resultado? 'Hat-trick'.

"Tenho excelentes recordações, pois foi um jogo muito importante para mim, para a Holanda e para a minha carreira", admitiu algum tempo depois o fabuloso avançado, em entrevista ao site da UEFA. "Foi o encontro em que tudo mudou. Tive um ano difícil, com muitos problemas e lesões. A partir desse momento, tudo mudou para melhor. Marquei três golos num jogo emocionante em que batemos a Inglaterra. A partir daí, as partidas foram mais fáceis e tudo correu bem."

Foram cinco golos na fase final do Europeu para o “cisne de Utrecht”, que se tornou o marcador do torneio. Fez os tais três golos à Inglaterra (que perdeu na última jornada da fase de grupos com a URSS e só somou derrotas), um à RFA (Alemanha Ocidental) e outro na final frente à União Soviética, ajudando a seleção dos Países Baixos a vencer o torneio, primeiro e único título da equipa principal.

O Olympiastadion, em Berlim, que será o palco da final de domingo no Euro 2024, recebeu as seleções dos Países Baixos e da União Soviética na final desse mítico Euro 88. O marcador indicou o desfecho: duas bolas a zero, Ruud Gullit e Van Basten foram o marcadores de serviço.

"Estávamos numa dinâmica muito forte", confessou na mesma entrevista o homem que também jogou e foi treinador no Ajax. "Tudo nos corria bem e os jogadores sentiam-se confiantes. Não penso que houvesse alguém particularmente nervoso. Estávamos convencidos que podíamos vencer o jogo e o torneio. Penso que era esse o pensamento de toda a equipa no final. No início havia aquele receio de perdermos e de não jogarmos bem, mas, no final, tínhamos tido a confiança fundamental num tipo de prova como aquela."

Marco Van Basten, formado no Ajax, jogou durante seis anos na equipa principal da capital neerlandesa, onde ganhou três campeonatos, três Taças de Itália e uma Taça das Taças.

Já em terras transalpinas, o avançado conquistou ao serviço do AC Milan três 'scudetti', duas supertaças, duas Taças dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões), duas Supertaças europeias e duas Taças Intercontinentais... e ainda três 'Ballon ’Or'.

Van Basten marcou gerações de adeptos pela sua qualidade, conhecido pela sua agilidade mas principalmente pela categoria e pelo faro de golo. O facto de ter terminado a sua carreira mais cedo do que o normal, aos 28 anos devido a vários problemas no tornozelo, não afetou a sua popularidade e a admiração dos fãs.

O segundo jogo das semifinais do Euro 2024 arranca às 20h00, desta quarta-feira, e vai premiar ou a seleção que quer imitar 1988 ou aquela que nunca conquistou o torneio

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+