Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Euro 2024

Há quase 20 anos, Jesús Navas e Southgate cruzaram-se no relvado para disputar um troféu

13 jul, 2024 - 08:10 • Redação

O lateral da seleção espanhola, hoje com 38 anos e à espera de um recorde na final de domingo, e o selecionador inglês voltam a encontrar-se quase duas décadas depois do encontro em Eindhoven.

A+ / A-

Os dias 10 de maio de 2006 e 14 de julho de 2024 têm uma coisa em comum.

Há quase 20 anos, Jesús Navas e Gareth Southgate dividiram o relvado do Philips Stadium, em Eindhoven, na final da Taça UEFA, na qual o Sevilha venceu o seu primeiro troféu europeu. Do outro lado estava o Middlesbrough, capitaneado por Southgate.

Esse foi o último jogo da carreira do antigo defesa inglês, agora selecionador. Desde 1988, Southgate vestiu as camisolas de Crystal Palace, Aston Villa e Middlesbrough. O internacional inglês representou a seleção inglesa nos Europeus de 1996, onde falhou o tal penálti contra a Alemanha, e 2000 e nos Mundiais de 1998 e 2002.

O último jogo da sua carreira podia ter terminado de forma épica, no entanto transformou-se num pesadelo, com a goleada por quatro bolas a zero dos andaluzes. Enzo Maresca, o novo treinador do Chelsea, fez dois golos.

Nessa equipa do Sevilha, que era composta por jogadores de grande qualidade como Luis Fabiano, Saviola ou Dani Alves, andava por lá um jovem extremo-direito que, apesar dos seus 20 anos, era titularíssimo e dava nas vistas pela fúria dos movimentos e velocidade.

Do outro lado estavam feras como Mark Viduka, Fábio Rochemback e Jimmy Hasselbaink, o neerlandês que passou pelo Campomaiorense e Boavista e que agora é adjunto de Southgate.

O agora lateral-direito da seleção espanhola, que regressou ao Sevilha em 2017 depois de quatro anos no Manchester City, tornou-se, na última terça-feira, o jogador de campo mais velho a participar nas meias-finais de um Europeu ou Mundial. Tem 38 anos e 231 dias, ultrapassando o alemão Fritz Walter e o sueco Gunnar Gren, que dividiam o recorde desde o Mundial de 1958, quando ambos jogaram com 37 anos e 236 dias.

No domingo, o capitão do Sevilha vai ter a oportunidade de se tornar o primeiro jogador da história da modalidade a conquistar dois Europeus, uma Liga das Nações e um Mundial. O camisola 22 da seleção espanhola já se tornou o primeiro jogador a conquistar as três competições.

E há outro dado assombroso: o futebolista, nascido em Los Palacios y Villafranca em 1985, chegou sempre às finais das competições em que participou com a seleção (Mundial 2010, Euro 2012 e Taça das Confederações 2013), isto para nem falar nas quatro Taça UEFA/Liga Europa e na Supertaça Europeia que conquistou com o clube do coração.

No jogo que se irá realizar no Olympiastadion, em Berlim, Navas e Southgate vão protagonizar um novo duelo e novamente com um troféu em disputa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+