25 fev, 2020 - 19:46 • Redação com Lusa
A Arábia Saudita procura afastar a imagem de um reino ultraconservador e vai lançar um campeonato feminino de futebol, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto.
A primeira temporada da competição acontecerá nas cidades de Jeddah, Dammam e Riade, segundo anunciou a Federação saudita, esta terça-feira.
"O lançamento da Liga reforça a participação das mulheres no desporto e vai gerar um reconhecimento crescente das conquistas mulheres no desporto", refere a Federação, em comunicado.
O lançamento deste campeonato marca uma mudança drástica para as mulheres sauditas, que só foram autorizadas a entrar num estádio para assistir a um jogo a 12 janeiro de 2018. Foi para um encontro entre o Al Ahli e o Al Batin, no Estádio Rei Abdullah, a contar para a Liga saudita.
O país, que há muito tempo proíbe o acesso das mulheres a recintos desportivos, procura, agora, aumentar a participação feminina nas competições.
Com príncipe herdeiro Mohammed bin Salman como impulsionador, a Arábia Saudita entrou, recentemente, num amplo programa de reformas económica e sociais, que inclui a redução das proibições contra as mulheres.