01 abr, 2020 - 15:41 • Redação
Veja também:
A UEFA anunciou esta quarta-feira a suspensão dos jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa por tempo indeterminado, devido à pandemia de coronavírus que está a assolar a Europa e o resto do mundo.
Todas as partidas de seleções agendadas para junho também vão ser adiadas, incluindo o "play-off" para o Europeu, que já tinha sido adiado para 2021.
Já os campeonatos, incluindo as competições portuguesas, têm que acabar até 3 de agosto. É a data limite para a FPF enviar à UEFA o nome das equipas que vão jogar as provas europeias.
As medidas foram tomadas numa reunião que decorreu esta quarta-feira, para analisar as consequências da pandemia de coronavírus no futebol.
A possibilidade já tinha sido admita, no fim de semana, pelo presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.
Em entrevista ao jornal italiano “La Repubblica”, o responsável máximo da UEFA disse ainda não saber quando é que a temporada de futebol pode ser retomada, revelou planos para levar a época até ao fim.
"Ninguém sabe quando é que a pandemia vai terminar. Temos um plano A, B ou C, e estamos em contacto com as ligas, temos um grupo de trabalho, mas temos de esperar como todos os outros setores", disse Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, em entrevista ao jornal italiano “La Repubblica”.
O organismo que tutela o futebol europeu tem várias opções, mas Ceferin explicou que não pode existir um plano final, uma vez que a pandemia continua a evoluir.
"A temporada pode recomeçar em meados de maio, em junho ou fim de junho. Existe até uma proposta para terminar a época no início da próxima, que começaria mais tarde. Agora, sem saber quando a pandemia vai terminar, não podemos ter um plano final", explicou.