Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Futebol avança com substituição adicional em caso de concussão

16 dez, 2020 - 16:30 • Lusa

Proposta pode avançar já a partir de janeiro de 2021 depois de aprovada pelas respetivas federações nacionais.

A+ / A-

A introdução de uma substituição adicional no caso de um jogador sofrer uma concussão durante o jogo vai ser testada no futebol a partir de janeiro de 2021, revelou esta quarta-feira o Internacional Board (IFAB).

"O objetivo é evitar que o jogador em causa sofra um segundo choque na cabeça na mesma partida, o que pode ter graves consequências. A saída do jogador deixa tempo para avaliar adequadamente a sua saúde. Uma concussão pode ter efeitos tardios e pode ser inicialmente subestimada", disse o diretor técnico do IFAB, David Elleray, através de teleconferência.

O antigo árbitro inglês explicou que, após meses de análise, o sistema de substituição permanente foi preferido à substituição temporária, já que essa situação colocaria pressão sobre o jogador para poder retomar a partida.

"A ideia é estabelecer uma regra aplicável a todos os níveis do futebol, desde o amador ao profissional", acrescentou Elleray.

O novo protocolo estava agendado para ser utilizado durante o torneio olímpico de Tóquio 2020, mas o adiamento para 2021, devido à pandemia da Covid-19, atrasou a introdução para o próximo ano, cabendo agora às confederações e as federações de cada país mostrarem interesse junto da FIFA para poderem adotar temporariamente a regra.

Em declarações divulgadas esta semana, o defesa belga Jan Vertonghen, atualmente no Benfica, revelou que sofreu durante nove meses os efeitos de uma concussão sofrida quando estava ao serviço do Tottenham, num encontro com o Ajax, em 2019, da Liga dos Campeões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    17 dez, 2020 Trofa 08:55
    o que deveria existir, é quando o atleta cai e entra a equipa medica do clube o atleta devia ficar pelo menos5 minutos fora das 4 linha, assim era uma forma de acabar com o antijogo

Destaques V+