Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mundial 2022

Toni Kroos denuncia condições de trabalho "inaceitáveis" no Qatar

31 mar, 2021 - 13:09 • Lusa

O médio alemão conclui que a atribuição da organização do Mundial ao Qatar foi um erro.

A+ / A-

O futebolista internacional alemão Toni Kroos classificou como “inaceitáveis” as condições laborais em vigor no Qatar, sede do Mundial de futebol de 2022, considerando que estas não defendem a segurança dos trabalhadores.

“Os imigrantes são submetidos a jornadas de trabalho contínuas, sob temperaturas de 50.º graus, não são alimentados de forma condigna e não têm acesso a agua potável”, afirmou o jogador do Real Madrid, num podcast conjunto com o seu irmão Félix.

O médio alemão refere também que os trabalhadores não têm as condições de segurança mínimas, nem acesso a cuidados médicos, considerando que a decisão de realizar o Mundial no Qatar “não foi boa”.

Kroos alude ainda ao facto de no Qatar a homossexualidade ser punida legalmente e denuncia a prática de “uma certa violência” sobre os trabalhadores.

“Todo isto é absolutamente inaceitável”, considera Kroos, manifestando a esperança de que o futebol possa chamar a atenção para estes problemas.

Em fevereiro, o jornal britânico "The Guardian" revelou que mais de 6.500 trabalhadores migrantes morreram no Qatar, desde a atribuição em 2010 da organização do Mundial àquele país.

Em 24 de março, numa partida com Gibraltar, de apuramento para o Mundial 2022, os jogadores da seleção norueguesa de futebol envergaram camisolas com a inscrição “direitos humanos dentro e fora do campo”, para denunciarem a situação dos trabalhadores migrantes no país anfitrião do Mundial 2022.

Um dia depois, a seleção alemã de futebol repetiu o gesto no jogo com a Islândia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    31 mar, 2021 Funchal 13:01
    Bravo Kroos. Este é daqueles mundiais, que não me importo nada de ficar de fora. Escravidão às claras e a indiferença de todos.

Destaques V+