18 abr, 2022 - 17:10 • Redação
Gerard Piqué, central do Barcelona e dono de uma empresa de eventos, terá recebido 24 milhões de euros por ter negociado, com o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, a final da Supertaça de Espanha na Arábia Saudita, segundo revelou o jornal "El Confidencial".
Com a Kosmos, Piqué terá intermediado a ida da final para o país saudita, num negócio que terá rendido 40 milhões de euros por edição. Valor esse que seria dividido entre a Liga espanhola, a empresa do central do Barcelona e os clubes finalistas. O acordo é de seis anos e o catalão terá recebido quatro milhões de euros por cada final.
Nas escutas reveladas pelo "El Confidencial", de alegadas conversas entre Piqué e Rubiales, também se percebe como o defesa terá convencido o Real Madrid, que estaria relutante em disputar a final da prova fora de Espanha.
"Rubi, se é um problema de dinheiro, se eles [o Real Madrid] por oito [milhões] iriam, caramba, então paga-se os oito ao Real e oito ao Barcelona. Aos outros paga-se um ou dois. São 19, a Federação ainda fica com seis. Entre seis ou nada..." terá dito Piqué a Rubiales.
A ideia original seria levar a final da Supertaça para o Camp Nou. O presidente da Federação espanhola também terá chegado a reunir-se com o Real Madrid para saber da disponibilidade de levar a final para o Estádio Santiago Bernabéu, mas já com o "não" de Florentino em mente.
"Vou a falar disto com o [Real] Madrid. Eu acho que vai dizer que não. Como eles vão recusar [receber a prova no Santiago Bernabéu], isso dá-nos jeito para justificar que a final seja no estádio com maior capacidade [Camp Nou], do campeão da Liga [Barcelona], campeão da Taça [Barcelona]. Legitimidade acho que temos, sabes?" terá explicado Rubiales a Piqué, a 3 de março de 2019.
O acordo para a prova ser disputada na Arábia Saudita ficou fechado em setembro de 2019. O presidente da Federação Espanhola de Futebol terá ligado a Piqué para o congratular pelo desfecho.
"Parabéns. Já passa do meio dia e o acordo com a Arábia Saudita mantém-se firme. Um abraço e obrigado, estou aqui para tudo o que precisares", terá dito Rubiales, noutra conversa divulgada pelo "El Confidencial".
Desde que a final se transferiu para o Médio Oriente, o Real Madrid venceu a prova uma vez, em 2020, e o Athletic Bilbau ganhou a competição em 2021, numa final vencida ao Barcelona de Gerard Piqué, por 3-2.