22 nov, 2022 - 17:33 • Inês Braga Sampaio
O Manchester United anunciou, esta terça-feira, a saída de Cristiano Ronaldo, "com efeito imediato".
Em comunicado oficial, o clube informa a rescisão de contrato com o avançado internacional português, de 37 anos, "por acordo mútuo".
Cristiano Ronaldo também confirmou, em comunicado, o adeus ao clube com que venceu a primeira Bola de Ouro.
"Após conversas com o Manchester United, chegámos à decisão mútua de rescindir contrato. Adoro o Manchester United e adoro os adeptos, isso nunca mudará. É a altura certa para procurar um novo desafio. Desejo tudo de melhor ao Manchester United", pode ler-se.
O fim da relação foi acelerado pela fraturante entrevista de Cristiano Ronaldo em que disse sentir-se "traído" pelo Manchester United.
O capitão da seleção nacional afirmou, nessa entrevista, transmitida na íntegra na passada quinta-feira, que não respeita Erik ten Hag porque o treinador não o respeita, que o United está "parado no tempo" e que quiseram fazer dele uma "ovelha negra" e empurrá-lo para fora do clube. Também alega que os dirigentes não acreditaram nele quando justificou a ausência da pré-época com um problema de saúde de uma das filhas.
Após a entrevista, o Manchester United referiu estar a tomar "os passos apropriados em resposta à entrevista de Cristiano Ronaldo". Segundo a ESPN, Ten Hag não queria voltar a ver o português no clube. De acordo com a Sky Sports, os companheiros de equipa ficaram "muito desiludidos" com o avançado, pela forma e pelo "timing".
Seleção Nacional
A três dias da estreia da seleção nacional no Mund(...)
Apesar da polémica, o Manchester United agradece a Cristiano Ronaldo pela "contribuição imensa" durante os dois períodos no clube, com um total de 145 golos em 346 jogos, e deseja-lhe "o melhor para o futuro".
"Todos no Manchester United continuam focados em dar seguimento ao progresso da equipa sob o comando de Erik ten Hag, trabalhando juntos para ter sucesso em campo", lê-se no comunicado do clube.
Cristiano Ronaldo tinha contrato com o Manchester United até ao final da época, com mais uma temporada de opção. Atualmente, encontra-se no Qatar, com a seleção portuguesa, para a participação no Mundial.