Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Domenico Tedesco é o sucessor de Roberto Martínez na Bélgica

08 fev, 2023 - 10:14 • Redação

Italo-alemão assinou contrato para depois do Euro 2024, que se realizará na Alemanha. Primeira missão é apurar-se para o torneio. Sucede a Martínez, novo selecionador português.

A+ / A-

Domenico Tedesco é o novo selecionador da Bélgica, anunciou esta quarta-feira a Real Federação Belga de Futebol (RBFA). O italo-alemão sucede ao espanhol Roberto Martínez, agora selecionador português.

No site oficial, a RBFA informa que Tedesco, de 37 anos, assinou contrato válido até depois do Euro 2024. A primeira missão será garantir o apuramento para o torneio, que se realizará na Alemanha.

A Bélgica estava sem selecionador desde o Mundial 2022, em que foi eliminada na fase de grupos. Roberto Martínez anunciou a saída, decisão que sublinhou já estar tomada ainda antes de partir para o Qatar. No início de janeiro, o técnico espanhol foi apresentado como novo selecionador português, para o ciclo Euro 2024-Mundial 2026.

Carreira curta, mas viajada


Em declarações reproduzidas no site da RBFA, Domenico Tedesco assume que é "uma grande honra" ser o novo selecionador da Bélgica.

"Tive um bom pressentimento durante a nossa primeira conversa, ficámos logo em sintonia. Estou muito motivado e mal posso esperar por começar", declara o técnico, que se estreará a 24 de março, frente à Suécia, em Estocolmo, no arranque do apuramento para o Europeu.

Tedesco é um treinador jovem, mas já com experiência de grandes palcos. Após curta passagem pelo segundo escalão, estreou-se na Bundesliga ao comando do Schalke 04, que levou logo na primeira época ao segundo lugar. Na temporada seguinte, não teve o mesmo sucesso a nível interno, mas chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Rumou, depois, ao Spartak de Moscovo, com que conseguiu um sétimo e um segundo lugares na Liga russa. Regressou à Alemanha em 2021/22, para orientar o Leipzig. Conduziu os touros vermelhos ao quarto lugar da Bundesliga e à conquista da Taça da Alemanha, assim como às meias-finais da Liga Europa. No entanto, foi despedido logo no início da presente época, ainda em setembro, devido aos maus resultados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+