Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fiorentina e West Ham apuram-se para a final da Liga Conferência e fazem história

18 mai, 2023 - 23:04 • Redação

Italianos são a primeira equipa a disputar as finais das quatro provas UEFA. Ingleses regressam a uma final 47 anos depois.

A+ / A-
Foto: Ennio Leanza/EPA
Foto: Ennio Leanza/EPA
Foto: Ed Van De Pol/EPA
Foto: Ed Van De Pol/EPA

Fiorentina, "carrasco" do Sporting de Braga, e West Ham apuraram-se para a final da Liga Conferência, esta quinta-feira, e fizeram história.

Os italianos derrotaram o Basileia, na Suíça, por 3-1, após prolongamento. Na primeira mão das meias-finais, os suíços tinham ganho por 1-0, pelo que o golo de Nicolás González, aos 35 minutos, empatou a eliminatória. Zeki Amdouni recolocou o Basileia na frente ao minuto 55, contudo, 17 minutos depois, González bisou e forçou o prolongamento.

Ao fim da meia hora de tempo extra, a eliminatória parecia destinada aos penáltis, porém, ao fim de nove minutos de descontos, Antonín Barák apurou a Fiorentina para a final. A equipa de Florença é a primeira da história a disputar o jogo decisivo das quatro provas da UEFA: Liga dos Campeões em 1957, Taça das Taças em 1961 e 1962, Liga Europa (Taça UEFA, à altura) em 1990 e, agora, a Liga Conferência.

Já o West Ham não precisou de prolongamento para confirmar a passagem à final frente ao AZ Alkmaar, nos Países Baixos.

Os ingleses, que tinham vencido, por 2-1, na primeira mão, selaram o apuramento aos 96 minutos, por intermédio de Pablo Fornals.

O West Ham chega a uma final europeia ao fim de 47 anos. A última presença fora em 1976, na extinta Taça dos Clubes Vencedores das Taças - ou Taça das Taças -, que perdeu para os Anderlecht.

A final da Liga Conferência vai realizar-se a 7 de junho, uma quarta-feira, às 20h00, na Eden Arena, em Praga, na República Checa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+