28 jul, 2023 - 18:29 • Redação
A UEFA anunciou, em comunicado, a exclusão da Juventus das provas europeias por irregularidades financeiras.
O histórico clube italiano terminou a Serie A no sétimo lugar, posto de apuramento para a Liga Conferência, depois de uma dedução de 15 pontos pelo mesmo motivo. A UEFA abriu a sua própria investigação e decidiu excluir a Juventus das provas europeias na temporada 2023/23.
Para além disso, a "Vecchia Signora" terá ainda de pagar uma multa de 20 milhões de euros, sendo que metade do valor da multa só será cobrado se a Juventus não cumprir os regulamentos nos exercícios financeiros de 2023, 2024 e 2025.
Ainda não é claro quem vai substituir a Juventus na Liga Conferência, mas é a Fiorentina que se posiciona como principal candidata, oitava classificada da Serie A na temporada passada.
A UEFA encontrou também irregularidades financeiras no Chelsea. O clube inglês, que não se apurou para as provas europeias na próxima época, procurou a UEFA após a troca de administração.
Depois da venda do clube em 2022, a nova direção contactou a UEFA relativamente a irregularidades financeiras da administração anterior. Em causa estão transferências entre 2012 e 2019 na era de Roman Abramovich. O clube terá de pagar uma multa de 10 milhões de euros.