21 ago, 2023 - 14:29 • Redação
Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, voltou atrás nas suas declarações e pediu desculpa por ter beijado a jogadora Jenni Hermoso durante os festejos da conquista do Mundial feminino.
Depois de ter lamentado e desvalorizado as críticas esta manhã, ao dizer que "foi um beijo de dois amigos a festejar,há idiotas em toda a parte", Rubiales voltou atrás e pediu desculpa num vídeo divulgado pela federação espanhola, após críticas de várias figuras públicas.
"Eu estava errado, tenho que admitir. Foi sem má fé e num momento de máxima emoção. Foi de forma espontânea e não houve má fé de nenhuma das partes. Aqui achamos que foi natural, mas lá fora tornou-se um caso. Muitos sentiram-se ofensivos e tenho que me desculpar. Tenho que aprender com isso e entender que quando se é presidente, é preciso ter mais cuidado. Entendo que de fora tenham visto de outra forma e terão os seus motivos", disse.
Quando as jogadoras de Espanha percorriam o palco para receber as medalhas de campeãs mundiais, Rubiales abraçou e beijou Jenni Hermoso, uma das mais experientes da equipa.
Mais tarde, numa transmissão em direto nas redes sociais, Jenni Hermoso assumiu que "não gostou" da atitude de Rubiales, mas "o que poderia fazer?", questionou.
A atitude de Rubiales tem sido fortemente criticada em Espanha e pelas mais altas instâncias políticas. Miquel Iceta, ministro com a pasta do Desporto, classifica o beijo como "inaceitável".
"Vivemos num momento de igualdade e respeito com as mulheres. Quem tem responsabilidades públicas tem de ser cuidadoso nas ações e atitudes. É inaceitável beijar uma jogadora para felicitá-la, deve explicar-se e desculpar-se", atira.
Ione Belarra, ministra dos Direitos Sociais, fala em "violência sexual": "O que todas pensamos é que se fazem isto com toda a Espanha a ver, o que não farão em privado. A violência sexual contra as mulheres tem de acabar. Um abraço às campeãs".