Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Futebol feminino

Juízas de Espanha pedem demissão imediata de Luis Rubiales

23 ago, 2023 - 09:33 • Lusa com Redação

Presidente da federação espanhola beijou uma das jogadoras durante o festejo da conquista do Mundial. Primeiro-ministro já tinha afirmado que "pedido de desculpas não é suficiente" e cenário de demissão aumenta de probabilidade.

A+ / A-
 Foto: Mariscal/EPA
Foto: Mariscal/EPA
Foto: RTVE
Foto: RTVE

A Associação de Mulheres Juízas de Espanha (AMJE) pediu à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) que aplique o protocolo de prevenção, deteção e ação contra assédio e abuso sexual e demita "imediatamente" o presidente, Luis Rubiales.

A associação argumenta que este protocolo contempla expressamente a rejeição de comportamentos como o de Rubiales, que beijou a jogadora Jenni Hermoso na boca durante a entrega de medalhas em Sydney, Austrália, após a conquista do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino.

"O ato praticado por Luis Rubiales é claramente um comportamento sexista sobre o corpo de uma mulher, realizado sem o seu consentimento e num contexto de relações de poder desiguais que afetam a capacidade de reação das mulheres", defendeu a associação em comunicado.

Para as juristas, justificar este tipo de comportamento é branquear uma situação claramente sexista que viola o princípio da igualdade.

Por outro lado, advertem que, se a RFEF não agir imediatamente, não só não está a proteger uma jogadora da seleção espanhola, como está a enviar uma mensagem a toda a sociedade, "justificando e protegendo um comportamento que, infelizmente, se repete vezes sem conta: o ataque ao corpo das mulheres como se fosse um objeto".

A AMJE também se dirigiu a Jenni Hermoso: "não podia ter feito nada para evitar a agressão que sofreu e não tem de fazer nada, porque ela e as suas colegas de equipa já fizeram tudo, já fizeram história".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    23 ago, 2023 Eu 16:35
    Isso não é tudo, porque o vice, que ocuparia o lugar máximo em caso de demissão do tipo, é mulher, e as "toguinhas" querem é ver uma mulher "promovida" seja de que maneira for?

Destaques V+