Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Espanha

“Caso Negreira”. Barcelona acusado de suborno

28 set, 2023 - 17:01 • Redação

Dois ex-presidentes do clube, Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, além de José María Enríquez Negreira e o seu filho, também foram acusados.

A+ / A-

O FC Barcelona está acusado de suborno pelo juiz de instrução do chamado "Caso Negreira".

De acordo com o despacho a que o jornal "AS" teve acesso, Joaquín Aguirre, chefe do Tribunal de Instrução número 1 de Barcelona, considera que os 7,5 milhões de euros pagos pelos blaugrana durante 17 anos a José María Enríquez Negreira, antigo vice-presidente do Comité Técnico de Árbitros (CTA), constituem um crime.

"O crime está consumado, uma vez que o pagamento foi efetuado, independentemente de se provar ou não a corrupção sistémica da arbitragem espanhola em resultado de tais pagamentos", pode ler-se na jurisprudência do Supremo Tribunal.

O juiz entendeu que, "por dedução lógica", os pagamentos "satisfizeram os interesses do clube", mesmo que as decisões dos árbitros não tenham sido compradas.

Para além do clube catalão estão acusados dois ex-presidentes do Barça (Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu) e ainda José María Enríquez Negreira (ex-vice-presidente do conselho de arbitragem em Espanha) e o seu filho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+