23 out, 2023 - 22:46 • Redação
O AC Milan confirmou, esta segunda-feira, ter ajudado o Lille a pagar a dívida ao Sporting por Rafael Leão, no passado mês de junho.
Foi no Relatório e Contas de 2022/23 que o clube italiano prestou informações sobre a operação, que permitiu ao Sporting receber 19,67 milhões de euros do Lille. Os franceses abdicaram do direito de receber mais-valias de uma futura transferência do internacional português.
"O clube [Milan] e o Lille OSC chegaram a um acordo para a renegociação dos termos das mais-valias a favor do Lille relativamente a uma possível transferência do jogador Rafael Leão. O acordo deve ser considerado uma modificação e um complemento ao estipulado no verão de 2019 entre os dois clubes em relação à compra do jogador Leão", lê-se no relatório.
O Milan revela, ainda, que este pagamento era uma das condições para a renovação com Rafael Leão. O avançado, de 24 anos, assinou contrato até 2028 e ficou com cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Ainda assim, o Sporting continua insatisfeito. O clube português frisou, no final de junho, que este pagamento tinha chegado "por ação unilateral do clube francês, sem acordo prévio com a SAD". Assim, "continua, nas instâncias competentes, a reclamar do Lille o pagamento de indemnização no montante mínimo de 45.292.516,00 euros, no âmbito da resolução unilateral do contrato de trabalho do jogador Rafael Leão".
Este valor, 45 milhões de euros, corresponde à cláusula de rescisão que constava no contrato que Rafael Leão rescindiu unilateralmente com o Sporting, em 2018, depois do ataque à Academia de Alcochete.
O Sporting exige, ainda, receber os 16,6 milhões de euros, mais juros, que o Tribunal Arbitral do Desporto condenou o jogador a pagar.