17 mar, 2024 - 22:49 • Inês Braga Sampaio
João Félix abriu caminho à vitória do Barcelona no terreno do Atlético de Madrid, equipa que o emprestou aos catalães, por 3-0, este domingo.
Existe um GIF muito conhecido da série "Brooklyn Nine-Nine", em que o capitão Raymond Holt, personagem do falecido ator Andre Braugher, levanta o punho num gesto de triunfo e exclama "vindication!", "vindicação" em português. Esta foi a noite de vindicação de Félix.
Frente ao Atlético, com que ainda tem contrato mas de onde saiu em desacordo com o treinador, Diego Simeone, o internacional português finalizou, aos 38 minutos, uma jogada coletiva para fazer o 1-0 do Barcelona. Pediu logo desculpa, em vez de festejar, antes de ser engolido pelos companheiros. Contudo, mais tarde, os adeptos madrilenos deixariam bem claro que nada estava perdoado.
Robert Lewandowski ampliou a vantagem do Barcelona a abrir a segunda parte, após recuperação de bola no meio-campo do Atlético, e Fermín López concluiu um contra-ataque com o 3-0 ao minuto 65.
Aos 77 minutos, novo momento de relevo para Félix: foi substituído por Vítor Roque e presenteado com uma forte assobiadela pelos adeptos do Atlético. Já antes do jogo, fora do estádio, um grupo de fãs "colchoneros" tinha expressado a sua antipatia pelo (ainda?) seu jogador, ao queimar uma camisola do português, momento partilhado nas redes sociais.
Com esta vitória, o Barcelona passa a somar 64 pontos, no segundo lugar, e mantém-se na perseguição ao Real Madrid, líder da La Liga, com mais oito pontos que os catalães. O Atlético encontra-se apenas em quinto, com 55 pontos, menos 17 que o primeiro e nove que o segundo.