Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rubiales responde em tribunal por corrupção a 29 de abril

09 abr, 2024 - 15:56 • Lusa

O antigo presidente da RFEF, de 46 anos, que foi detido na semana passada -- e mais tarde libertado -, à chegada a Espanha.

A+ / A-

O ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales, indiciado de vários crimes no âmbito de um alegado esquema de corrupção, responde perante a justiça espanhola em 29 de abril, anunciou esta terça-feira um tribunal de Madrid.

Luis Rubiales, que também está a ser investigado pelo beijo forçado que deu à futebolista Jenni Hermoso, após a conquista do Mundial de 2023, terá de comparecer no Tribunal de Majadahonda, cidade dos arredores de Madrid, numa sessão que decorrerá à porta fechada.

O antigo presidente da RFEF, de 46 anos, que foi detido na semana passada -- e mais tarde libertado -, à chegada a Espanha, proveniente da República Dominicana, está indiciado dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais, gestão danosa e organização criminosa.

As autoridades judiciais investigam alegadas ilegalidades cometidas durante os cinco anos em que Rubiales liderou o organismo federativo, entre 2018 e 2023, concentrando a atenção no negócio da deslocalização da Supertaça espanhola para a Arábia Saudita, estimado em 40 milhões de euros anuais.

O negócio foi intermediado pela Kosmos, empresa do ex-futebolista internacional espanhol Gerard Piqué, que, tal como o ex-presidente da RFEF, defendeu a legalidade do processo, após terem sido publicados na comunicação social excertos de conversas telefónicas entre ambos, nas quais eram mencionadas comissões de milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+