Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Wolverhampton

Podence dá soco a adversário em reposta a alegado insulto racista contra um companheiro

16 jul, 2024 - 11:08 • Inês Braga Sampaio

Internacional português foi expulso por chegar a vias de facto durante a confusão entre os jogadores de Wolverhampton e Como, por palavras dirigidas a Hwang Hee-Chan. Clube italiano diz que nada foi dito "de forma derrogatória".

A+ / A-

Daniel Podence foi expulso no encontro de preparação entre Wolverhampton Wanderers e os italianos do Como, na segunda-feira, por dar um soco a um adversário, em resposta a alegados insultos racistas contra o seu companheiro Hwang Hee-chan.

Na segunda parte, de acordo com o Wolves, Hwang foi alvo de alegados insultos racistas por parte de um jogador do Como, o que levou a uma altercação entre atletas de ambas as equipas ao minuto 68. Durante a confusão, Podence socou um central da equipa italiana, que seria o autor do comentário em causa, e viu o cartão vermelho direto.

Em entrevista aos meios oficiais do Wolves, o treinador da equipa inglesa explicou que Hwang ficou "muito desiludido" por ouvir um insulto racista. Gary O'Neill perguntou ao sul-coreano se queria que retirasse a equipa de campo ou só a ele, mas o próprio avançado quis que o jogo fosse retomado.

"É dececionante que tenha acontecido, que tenhamos de falar sobre isto, que tenha impactado o jogo. Coisas como esta nunca deviam acontecer. Estamos orgulhosos do facto de o Channy [Hwang] ter querido continuar e de ter posto a equipa em primeiro lugar, num momento difícil para ele", disse o técnico.

Sobre a expulsão de Podence, O'Neill admitiu que "há formas de lidar com casos como este", contudo, também considerou que a resposta do internacional português, de 28 anos, ao sucedido demonstra a união da equipa: "Somos um grupo. Vamos falar sobre isto mais tarde."

No final da partida, em comunicado, o Wolves sublinhou que "racismo ou discriminação de qualquer forma é completamente inaceitável e nunca deve ficar sem resposta", e informou que submeterá uma queixa formal à UEFA.

Também em nota oficial, o Como frisou que "não tolera o racismo e condena todas as suas formas da forma mais forte possível". Contudo, revela igualmente que questionou o defesa em questão sobre o alegado insulto racista. O jogador afirmou que o comentário que fez, para um colega, foi "ignora-o, ele acha que é o Jackie Chan".

"Depois de uma longa conversa com o nosso jogador, estamos confiantes que foi em referência ao nome do jogador [Hwang Hee-chan] e às constantes referências a 'Channy' [alcunha do sul-coreano] feitas pelos próprios companheiros no campo. No que nos diz respeito, o nosso jogador não disse nada de forma derrogatória", lê-se.

Formado no Sporting, Daniel Podence está no Wolverhampton desde janeiro de 2020, quando foi comprado, por sete milhões de euros, ao Olympiacos. Na temporada passada, foi emprestado aos gregos, que ajudou a conquistar a Liga Conferência, no entanto, esta época, está de volta a Inglaterra.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+