18 ago, 2024 - 16:05 • Hugo Tavares da Silva
James Milner já viu uma coisa ou duas no futebol. Talvez não esperasse, aos 38 anos, receber no Brighton um treinador com menos sete anos. Fabian Hürzeler, nascido no Texas e filho de um suíço e de uma alemã, tinha nove anos quando Milner se estreou na Premier League e tornou-se agora no mais jovem treinador da história daquela liga (Ryan Mason foi interino no Tottenham 2021; tinha 29 anos).
Milner, um jogador que já fez um bocadinho de tudo num campo de futebol, esteve oito anos no Liverpool sob orientações de Jürgen Klopp, a principal referência de Hürzeler.
“Eu tenho flashbacks”, admitiu à Sky Sports o futebolista, ainda antes do campeonato começar. Começou no sábado, com uma vitória importante no relvado do Everton, mas já vamos.
“Há uma boa mistura do último treinador [Roberto de Zerbi], que era orientado para a construção [de jogo desde trás], e um pouco do Jürgen Klopp”, confessou o jogador que se tornou no primeiro a jogar 23 temporadas na principal divisão inglesa.
“Especialmente, na forma como defendemos”, continuou o experiente jogador. “O foco na alta intensidade, no counter-pressing e na reação rápida às perdas de bola. Ele meteu o seu selo e intensidade nas coisas, ele quer que joguemos com e sem bola.”
Futebol Internacional
Contra o Wolves, Bukayo Saka voltou a mostrar ser (...)
Hürzeler devolveu o St. Pauli à Bundesliga 13 anos depois da última aparição. O jovem técnico, que começou como jogador-treinador no Pipinsried em 2016/17, chegou a Hamburgo como adjunto em 2020. Em 2022/23 com a época tremida, o St. Pauli dispensou Timo Schultz e apostou no adjunto, a dois dias do Natal.
“Estamos convencidos que o Fabian é o homem certo para o trabalho”, decretaram os cartolas do clube.
Hürzeler tinha apenas 29 anos, 11 meses e três dias. Depois de aguentar o barco, atacou a subida em 2023/24. Com Marcel Hartl como principal figura, e com Maurides no plantel, um avançado que jogou no Arouca e Belenenses, os rapazes de Hamburgo conquistaram a Bundesliga 2, depois de 20 vitórias e nove empates em 34 jogos. Foi preciso chegar à última jornada, com o Wehen Wiesbaden, para ser confirmado o título.
O Brighton, órfão do especial de Zerbi, achou que algo especial estava a acontecer por ali. De acordo com o diretor executivo do clube, Paul Barber, o treinador é “humilde, inteligente e um grande comunicador”.
Foi um jogo de estreias, com um novo ciclo para os(...)
Na apresentação, o texano fez lembrar a famosa frase de Pedro Lamy. “Sou um homem jovem, mas não sou um treinador jovem”, avisou. Afinal, este senhor de Houston já anda nos bancos desde 2016, o que não deixa de ser uma subida vertiginosa até ao topo do futebol europeu.
“Chamo-me a mim próprio a autoridade amigável”, revelou, depois de admitir que a sua filosofia combinava as ideias de Tuchel e Klopp, adicionando “coragem e humildade”. No plantel teria e tem à disposição cinco futebolistas mais velhos do que ele: James Milner, Jason Steele, Danny Welbeck, Lewis Dunk e Joel Veltman.
“O futebol é a minha paixão e eu tento convencer os meus jogadores com o poder das ideias. Eu quero valorizar e melhorar todos os jogadores, esse é o meu estilo de liderança”, reconheceu este ex-futebolista vulgar, com passagem longa na formação do Bayern Munique.
E o clube que tem uma gaivota a pairar no símbolo lá conquistou a primeira vitória logo à primeira jornada, com um contundente 3-0 no estádio do Everton, com golos de Mitoma, Welbeck e Adingra.
Depois da estreia, Hürzeler quis desviar os insistentes holofotes. “É um sentimento muito bom, mas não quero falar muito de mim”, começou por dizer.
“Os jogadores, o clube e o staff merecem esta vitória. Trabalharam muito na pré-época e estou muito orgulhoso e feliz por eles.”
O agora mais jovem treinador de sempre da Premier League supera nomes, conta o “The Athletic”, como Chris Coleman (32 e 313 dias; Fulham, 2003), Gianluca Vialli (33 anos e 27 dias; Chelsea, 1998), André Villas-Boas (33 anos e 301 dias; Chelsea, 2011) e Ruud Gullit (33 anos e 352 dias; Chelsea, 1996).