30 abr, 2020 - 18:39 • Eduardo Soares da Silva
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que a I Liga será retomada no final de maio. No entanto, a Direção-Geral da Saúde terá de apurar as condições de higiene e segurança em todos os estádios. A II Liga não será concluída.
Tal como a Renascença já tinha anunciado na quarta-feira, o futebol vai ser retomado, à porta fechada, mas nem todos os estádios poderão ser autorizados a receber jogos. António Costa anunciou ainda a realização da final da Taça de Portugal, entre FC Porto e Benfica.
"Está ainda condicionado à avaliação da DGS de que estádios cumprem todas as condições indispensáveis a que essa atividade seja retomada", disse o primeiro-ministro.
As partidas serão todas disputadas à porta fechada. "O reinício desta atividade será sempre feito à porta fechada, sem público nas bancadas, seja qual for o estádio", termina.
Mais nenhum desporto coletivo será retomado, segundo anunciou António Costa, pelo menos até ao dia 1 de junho, segundo o planeamento anunciado pelo governo do fim do período de confinamento.
A decisão vai contra a opinião do presidente do Tondela, um dos clubes que milita na I Liga. Gilberto Coimbra, em declarações a Bola Branca, alerta para os perigos da propagação do vírus, pelo facto de o futebol ser um desporto de contacto, e considera que esta época devia ser anulada.
"Na minha opinião, à semelhança de muitos campeonatos e países, este devia ser um 'ano zero'. Teria [depois] de haver uma forma de identificar quem ia às competições europeias. Estou mais inclinado para a decisão de parar, para não se jogar. Respeito, mas é nestas alturas que mais respeito tenho por quem tem de decidir, quem tem de dizer 'sim' ou 'não'", afirmou.
A confirmação da retoma da I Liga l surge no dia seguinte ao anúncio do fim dos campeonatos de andebol, voleibol, basquetebol e hóquei em patins, sem campeões.
Notícia Renascença
Regresso da competição estará, no entanto, depende(...)
António Costa também anunciou que a II Liga não será concluída, por não ter condições para tal, uma das conclusões tiradas após a reunião com responsáveis da Liga, Federação Portuguesa de Futebol, FC Porto, Sporting e Benfica, na terça-feira.
"Ouvimos a Liga e a Federação e só na I Liga é que há condições de permitir a reabertura do campeonato, com base num protocolo que a Liga preparou", diz.
Resta à Liga de Clubes definir se existem promoções ou despromoções. Cova da Piedade e Casa Pia ocupam lugares de despromoção, enquanto que Nacional e Farense estão nos lugares de subida.
Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira rejeitou, em Bola Branca, o possível cancelamento da II Liga e simultânea retoma do principal escalão, e pede respeito pelo Feirense, que está a seis pontos dos lugares de subida.
"Se a I Liga tem condições para se concluir o campeonato e para se resolver em campo, então a II Liga também tem de ser em campo que se decide quem sobe e quem desce. Eu admito que quem vai subir e que quem já não desce fique muito satisfeito, mas, neste caso, só há um clube prejudicado, que é o Feirense", apontou o autarca.
Emídio Sousa aponta que o grande prejudicado seria(...)