19 mai, 2020 - 10:30 • Inês Braga Sampaio
Veja também:
A I Liga regressa a 4 de junho, quase três meses depois da paragem, sem público nas bancadas e com número de estádios reduzido. São vários os condicionalismos que significam que também o futebol terá um "novo nornal".
Entre confinamento obrigatório, testes antes dos jogos e limitação do número de pessoas dentro do estádio, o Código de Conduta, desenhado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em associação com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), define como será o regresso do futebol em Portugal.
Outras medidas foram definidas, mais tarde, pelos médicos das sociedades desportivoas participantes na I Liga e na II Liga, em articulação com diversos especialistas de várias áreas da saúde, a Associação Nacional de Médicos de Futebol, os consultores da Liga Portugal e especialistas da FPF.
Notícia Renascença
A Renascença apurou que sempre que houver interval(...)
As empresas do setor da higiene e desinfeção têm e(...)
Notícia Bola Branca
Já é o segundo adiamento. O encontro estava previs(...)
A reunião entre Liga e clubes para determinar que estádios vão receber os jogos que faltam do campeonato estava prevista para esta terça-feira, mas foi adiada para as 18h00 de quinta-feira.
Esta terça-feira, há novas visitas aos estádios de nível 2 e 3 já vistoriados na última semana, bem como a recintos de nível 1. Visitas essas que são realizadas pelas Administrações Regionais de Saúde.
No Código de Conduta, a DGS especifica que os estádios selecionados devem ser aprovados pela Autoridade de Saúde Regional. Devem ter as condições que permitam a implementação de medidas de prevenção e controlo de infeção de forma sustentada, nomeadamente condições sanitárias nos balneários e ginásios, limpeza e desinfeção, circuitos definidos de pessoas, áreas delimitadas no interior dos estádios (relvado, bancada, etc.) para diferentes categorias profissionais, disponibilização de equipamentos e produtos de desinfeção, em todos estes circuitos.
[notícia atualizada a 27 de maio, com a indicação de que os jogadores farão um teste 24 horas antes de cada jogo e que serão submetidos a teste suplementar sempre que o intervalo entre jogos seja superior e cinco dias]