02 dez, 2021 - 12:45 • João Paulo Ribeiro
Luís Filipe, antigo lateral e extremo de Benfica e Sporting, perspetiva um dérbi equilibrado nesta sexta-feira, mas com ligeiro favoritismo para a equipa de Jorge Jesus, por jogar em casa.
"É um dérbi com um grande ponto de interrogação pelo momento que as duas equipas atravessam. Apesar de tudo, dou uma pequena percentagem maior de favoritismo ao Benfica mas apenas por jogar em casa. Esse fator pode desequilibrar um pouco a balança para o lado encarnado. No que diz respeito ao valor e qualidade das equipas, é ela por ela", atira, em entrevista a Bola Branca.
O ex-jogador fez 41 jogos pela equipa principal do Benfica, entre 2007 e 2011, e 27 pela formação leonina, entre 2001 e 2004. Jogou vários dérbis e conhece bem o ambiente dos jogos entre os grandes rivais lisboetas.
Benfica - Sporting
Antigo “luvas pretas” diz que Everton tem “muita q(...)
Quanto ao que poderá acontecer dentro do campo, o antigo jogador espera que a Covid-19 não afaste mais jogadores, depois de Coates ter testado positivo.
Em todo o caso, considera que estão reunidas as condições para que se assista a um bom jogo.
"Independentemente das circunstâncias, espero que seja um bom jogo. E espero que mais ninguém fique de fora porque isso fragiliza as equipas e, provavelmente, torna o espetáculo menos atrativo. De resto, penso que o jogo será bem disputado entre duas boas equipas", refere.
Ainda há muito campeonato mas, com tanto equilíbrio, estes jogos entre os grandes podem ser determinantes nas contas finais, começando já por este, considera Luís Filipe.
"Ainda é cedo e há muito campeonato pela frente mas este jogo pode fazer diferença nas contas finais do campeonato. Perante este equilíbrio e a escassa distãncia pontual entre os três grandes, os clássicos podem ser muito importantes", conclui.
O dérbi Benfica-Sporting realiza-se esta sexta-feira às 21h15 no Estádio da Luz, em Lisboa. A partida terá relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.