31 dez, 2021 - 10:15 • Luís Aresta
Na viragem do ano, e no que respeita à luta pelo título, o campeonato português é o mais equilibrado, entre as principais ligas europeias.
FC Porto e Sporting entram em 2022 empatados (44 pontos), com os dragões na primeira posição, devido à diferença de golos.
Num olhar sobre as ‘big 5’ – as cinco maiores ligas europeias – em Inglaterra, o Manchester City entra no novo ano com oito pontos de vantagem sobre o Chelsea. Em Espanha, o Real Madrid é líder com mais oito pontos que o Sevilha (embora os andaluzes tenham menos um jogo).
Na Alemanha é de nove pontos a diferença do Bayern para o 2.º classificado, Borussia de Dortmund. Em Itália, o Inter entra em 2022 com quatro pontos de avanço sobre o rival AC Milan. Finalmente, em França, das cinco maiores, a liga mais desequilibrada, com o PSG a virar o ano com 13 pontos sobre o Nice.
Só em Itália é que a distância entre primeiro e segundo é inferior à vantagem que FC Porto e Sporting têm sobre o terceiro classificado da I Liga, o Benfica, que é de sete pontos. Até aí, o campeonato português apresenta-se mais equilibrado, no que diz respeito às contas do título.
Das restantes ligas que maior atenção despertam aos adeptos do futebol, só a holandesa se aproxima do caso português, com o PSV na liderança, com mais um ponto do que o Ajax.
Na Bélgica, o Union St. Gilloise tem uma vantagem confortável, de sete pontos, sobre o Club Brugge e é o líder mais surpreendente de todos.
O Olympiacos, de Pedro Martins, está na frente da liga grega, com mais 9 pontos que o AEK. A mesma diferença separa Trabzonspor e Konyaspor no principal campeonato da Turquia.