12 ago, 2022 - 11:11 • Luís Aresta com Redação
O presidente do Casa Pia, Vítor Franco, esclarece à Renascença que ainda está por esclarecer, junto da Liga, se terá necessidade de realizar os jogos com FC Porto e Sporting, no Estádio Municipal de Leiria, recinto em que vai jogar com o Benfica, na condição de visitado, este sábado, para a 2.ª jornada do campeonato.
A polémica estalou quando se voltou a ler o artigo 29.º do Regulamento das Competições da Liga e com atenção a alteração feita em 2016, que preenche o n.º4 do referido regulamento: "um clube que pretenda indicar um jogo [noutro estádio] com as equipas da Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD, Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD e Sport Lisboa e Benfica, Futebol, SAD, está obrigado a indicar o estádio alternativo para todos os três jogos (e apenas esses três jogos) que dispute na condição de visitado com essas três equipas”.
Há no entanto um regime de exceção para os clubes que sejam obrigados a indicar um estádio temporário, por motivo de obras requeridas pela Liga, que é o caso do Casa Pia.
Lúcio Correia, professor em Direito do Desporto, c(...)
Depreende-se, portanto, que quando jogar com o FC Porto, em janeiro, e com o Sporting, em abril, o clube poderá jogar no Estádio Pina Manique, reúna condições o recinto.
Vítor Franco, no entanto, diz que só mais tarde, "quando estivermos próximos desses jogos" é que o Casa Pia se vai informar junto da Liga. A sua preocupação, por ora, é acelerar as obras no Pina Manique.
"Temos de obedecer a três entidades - IPDJ, Câmara de Lisboa e Liga - e isso demora tempo. Estamos a fazer o máximo possível para regressarmos o mais cedo possível. Estamos a apontar o fim das obras para o fim do ano. Vamos ver se conseguimos, mas está complicado", lamenta.
O presidente do Casa Pia, clube que regressa à I Liga 83 anos depois da última e única presença, reconhece que disputar os jogos na condição de visitado fora de casa "é uma desvantagem". O ponto positivo de jogar no Muncipal de Leiria é que o estádio tem mais capacidade.
Devido às obras no Estádio Pina Manique, os casapianos indicaram o Estádio Nacional como alternativa. No entanto, o relvado do Jamor está a ser substituído e o clube recorreu ao estádio de Rio Maior. Esse recinto, no entanto, não tem condições para a vídeoarbitragem. Foi nesta sequência de eventos que Leiria surgiu como solução.
O Casa Pia-Benfica, a contar para a 2.ª jornada do campeonato, realiza-se no sábado, às 18h00. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.