17 abr, 2023 - 10:19 • Redação
Arouca e FC Porto são as únicas equipas que esta época conseguiram ganhar pontos ao Sporting, na primeira e na segunda voltas do campeonato. O empate histórico da equipa arouquense - nunca tinha conquistado pontos em Alvalade - vale entrada para esse clube restrito e que habitualmente tem apenas os grandes como membros.
No 5.º lugar da I Liga, que dá acesso à 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência, o Arouca é a grande sensação da época. Não perde há sete jornadas e já abriu uma vantagem de quatro pontos para o 6.º classificado, o Vitória de Guimarães.
Depois de ter vencido o Sporting em casa, por 1-0, agora empatou em Alvalade (1-1). Até ao momento, só Arouca e FC Porto, que venceu os dois jogos realizados frente ao Sporting, tiraram pontos à equipa de Rúben Amorim, nas duas voltas da Liga. Com seis jornadas por disputar, Arouca e Porto ainda podem ser imitados por Marítimo e Benfica, que conquistaram pontos frente aos leões, na primeira volta.
Na história das últimas 10 épocas da I Liga, entre 2013/14 e a atual, o FC Porto é, largamente, a equipa que mais vezes impediu o Sporting de pontuar. Os leões não vencem o Porto, para o campeonato, desde 2016/17. São seis épocas sem vitórias.
Não é, no entanto, comum o Sporting perder pontos nas duas voltas contra a mesma equipa. Além de Porto e Benfica, e agora Arouca, nas últimas 10 temporadas, só Famalicão e Rio Ave (2019/20), Tondela (18/19), Braga (16/17) e Estoril (13/14) alcançaram esse feito.
Numa temporada de recordes é mais um dado que enriquece o trajeto do Arouca, treinado por Armando Evangelista. O clube tem a oportunidade de, pela segunda vez na sua história, participar numa competição europeia.