Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

VAR Bola Branca

Nota 1 para Fábio Veríssimo. "De quatro penáltis, um foi bem assinalado"

20 mai, 2023 - 23:26 • Redação

VAR Bola Branca considera que a prestação do árbitro do Famalicão 2-4 FC Porto foi "bastante negativa".

A+ / A-

Paulo Pereira, videoárbitro Bola Branca, atribui Nota 1 a Fábio Veríssimo, pela arbitragem "bastante negativa" no Famalicão 2-4 FC Porto, a contar para a 33.ª jornada do campeonato, este sábado.

Para o especialista, "de quatro penáltis, tivemos um bem assinalado, o que diz da falta de qualidade da arbitragem de Fábio Veríssimo".

Penáltis da primeira parte


"Aos quatro minutos, o primeiro penálti assinalado para o Porto. Quando vemos um avançado a fazer do pé um anzol, a deixar o pé para trás para tentar obter o contacto com o defesa, que foi o que aconteceu... Otávio ia passar por Ivo Rodrigues e deixou o pé para trás para promover contacto. Não há qualquer motivo para penálti", diz Paulo Pereira.

O antigo árbitro concorda, contudo, com a repetição do penálti, que Taremi falhou à primeira e acertou à segunda, porque "Riccieli invadiu a área grosseiramente". O segundo penálti também é alvo de crítica:

"Apesar de haver poucas repetições, não há qualquer contacto de Pepê sobre Dobre. Poderíamos dizer que o jogador do Porto faz jogo perigoso, mas seria livre indireto. Não há qualquer contacto que dê para penálti."

Penáltis da segunda parte


Aos 52 minutos, houve um lance na área do Famalicão, entre Otávio Ataíde e Eustáquio, em que Paulo Pereira não daria penáltis, "mas foram tantas asneiras na primeira parte, que este até aceitaria".

O único penálti bem assinalado, para o VAR Bola Branca, foi aos 61 minutos, a favor do FC Porto: "Tivemos de ter o VAR em ação, mas Zaydou joga, de facto, a bola com o braço. Eu concordo com o amarelo, não é de todo claro que a bola fosse na direção da baliza."

Logo a seguir, contudo, mais um erro de Veríssimo, diz o especialista:

"Aos 70 minutos, pontapé de penálti por pretensa falta de Otávio Ataíde a Evanilson. O Evanilson, ao ver Veríssimo ir analisar as imagens, teria pensado que tinha feito algo para ser expulso, porque não se viu ali nada. Nem o Evanilson queria penálti, porque não aconteceu nada."

Veríssimo parece "triste"


Houve um golo bem anulado ao Porto, por fora de jogo de Taremi, e, aos 96 minutos, "houve muitos protestos por suposta mão na bola, mas Marcano cortou a bola com a cabeça", logo, nada a assinalar.

Em suma, um mau trabalho de Fábio Veríssimo, que "parece um árbitro triste e que não transmite o prazer de ser árbitro, o que é preocupante".

Também faltou maior ajuda do VAR, Vasco Santos, "completamente ausente na primeira parte", denuncia Paulo Pereira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joe Fox
    22 mai, 2023 Vila Nova de Gaia 19:37
    Acho que quem escreveu isto percebe pouco ou nada de bola, muito menos de arbitragem, e só um iluminado poderia dizer que não há penaltie sobre Otávio e Evanilson, o SLB será campeão, o Santa clara é só a pior equipa do campeonato e vai levar amasso, mas o FCP, tão fraquinho lá conseguiu dar luta até ao fim, graças a um grande (e nervoso) treinador.
  • Miguel
    21 mai, 2023 Porto 20:39
    Portanto Benfica 12 penalties a favor 2 contra (saldo de 10). Porto 12 penalties a favor (contando com estes três) 4 contra (saldo de 8). Benfica tem vantagem. Quanto a este jogo, pela leitura que faço da análise RR sem os penalties mal assinalados o Porto ganharia 1-2. O resto é o habitual a máquina de Marketing do Benfica (cartilheiros) no seu melhor e adeptos que não têm cabeça para pensar e limitam-se a vomitar o que a propoganda diz (também não convém). Aliás para o Benfica a culpa é sempre das arbitragens seja em Portugol ou no estrangeiro. Estiveram 11 anos sem ganhar um campeonato graças ao Vale a Azevedo e aos treinados e jogadores de treta que o Souness trouxe em que nem em segundo e terceiro ficaram mas a culpa é dos arbitros. Desde 2019 que não ganham nada devido à ideia genial de trazer o Jorge Jesus (conhecido por Judas) e a culpa foi do COVID.
  • Miguel Mendes
    21 mai, 2023 Brandoa 19:23
    Todos jornais e analistas de arbitragens disseram que foram os 4 penaltys bem assinalados pelo arbitro ontem no famalicao vs fcporto.Va publiquem este comentario se forem homens
  • Joaquim Correto
    21 mai, 2023 Paços 13:57
    Neste momento, praticamente basta a um jogador do Porto cair na área para ser assinalado penalti! Não é à toa que o Porto é o detentor do record mundial, de mais penaltis assinalados a favor!
  • Carlos Fernandes
    21 mai, 2023 Porto 13:13
    É inacreditável que uma instituição como a RR, permita esta publicação de Paulo Pereira. Pois de tal modo é tendenciosa que põe em causa a verdade, ética e a credibilidade da RR, valores fundamentais que perdeu. Adeus bola branca ……
  • EU
    21 mai, 2023 PORTUGAL 13:07
    Geralmente onde há UM, também há, ou pode haver, DOIS. Um ANZOL e um LÁPIS. O do anzol ao cair deixou o PÉ para trás. Um dia, um ENGENHEIRO de TALOCHA andava a tornear uma CORNIJA. A certa altura as vertigens fizeram com que caísse. Quando do socorro verificaram que não tinha a orelha direita. Levaram o sinistrado para o Centro Hospitalar. Após terem retirado o corpo do local do acidente verificaram que a orelha estava ALI. Levaram a orelha para junto do sinistrado, no Centro Hospitalar. O cirurgião perante esse fato novo, diz ao sinistrado que a SUA orelha afinal tinha aparecido e que LHA iria colocar. O sinistrado, olhou a orelha e disse ao cirurgião que AQUELA orelha não era a dele, pois antes de cair ELE tinha um LÁPIS na orelha. Moral da história; os JOGOS de futebol são ENTUSIASMANTES vistos ao VIVO e não com MILHÕES de repetições. Tentem " chupar " rebuçados com o papel. Fico admirado, para não dizer de boca aberta, quando VEJO, OUÇO e LEIO, antigos Árbitros a comentarem os ACTUAIS, quando na SUAS alturas COMETIAM ASNEIRAS, algumas propositadamente, do tamanho de um comboio de MERCADORIAS. É a vida Senhores desportistas. Veremos a actuação, logo em Lisboa, daquele que um dia PEDIU a ALGUÉM para lhe TRANSFORMAREM uma nota negativa em POSITIVA. Como alguém diz, é a PERGUNTA sem RESPOSTA.
  • Joaquim Correto
    21 mai, 2023 Paços 12:52
    Um penalti aqui, um penalti acolá... e o Porto lá continua na luta!
  • Vicente
    21 mai, 2023 Lisboa 12:46
    Comentário e análise ineptas. Que qualificações tem este sr para produzir uma análise destas? E se até estiver qualificado para tal, com este trabalho e análise, deixa mais dúvidas do que certezas sobre as suas comnpetências. Mau serviço!!!
  • MACIEL
    21 mai, 2023 VIANA DO CASTELO 11:08
    Já não acho nada, isto cheira a ridículo e a falta de descaramento por parte de quem trata da arbitragem em Portugal. Concordem ou não com os penaltis a favor do FCP. Mas que são forçados são, basta ver as repetições. Só não sei o que o VAR esta a fazer na cidade do futebol.
  • Miguel abreu
    21 mai, 2023 Paços de brandao 10:19
    Com este números de penaltis record mundial sempre a ser batido todas as semanas

Destaques V+