Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Comité Olímpico confiante em Jogos de Tóquio com público

16 nov, 2020 - 10:18 • Lusa

Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional reforça a ideia de que os Jogos vão realizar-se em 2021, independentemente da evolução da pandemia de Covid-19.

A+ / A-

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) está "muito confiante" que os Jogos Olímpicos vão realizar-se em 2021, independentemente da evolução da pandemia da Covid-19.

No final de um encontro em Tóquio com o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, Thomas Bach afirmou até que está "muito, muito confiante na presença de espetadores nos estádios olímpicos no próximo ano".

O responsável do COI deslocou-se a Tóquio para reforçar a confiança dos atletas, dos japoneses e dos patrocinadores quanto à realização efetiva destes Jogos Olímpicos.

O aumento das infeções em grande parte do mundo e a renovação das medidas de confinamento voltaram a levantar questões sobre a realização dos Jogos no próximo ano, caso a pandemia não estiver controlada.

Mais de 60% dos patrocinadores japoneses ainda não se comprometeram a prolongar os contratos para mais um ano, noticiaram no fim de semana os meios de comunicação locais.

Mas os organizadores olímpicos e os responsáveis japoneses insistiram que um novo adiamento ou uma anulação dos Jogos Olímpicos não eram viáveis, nem estavam a ser debatidos.

Yoshihide Suga reiterou que os próximos Jogos Olímpicos vão ser a "prova de que a humanidade venceu o vírus".

O chefe do COI elogiou as medidas de luta contra o novo coronavírus em preparação pelo comité organizador local e pelo Governo japonês.

"Estamos a criar uma imensa caixa de ferramentas na qual vamos meter todas as medidas que possamos imaginar", declarou.

"Vamos tirar [no próximo ano] essas ferramentas da caixas para usar e garantir um ambiente seguro para todos os participantes nos Jogos", acrescentou.

Numa visita de dois dias a Tóquio, Bach afirmou que o COI está a "desenvolver grandes esforços" para garantir que o maior número possível de participantes e de espetadores sejam vacinados antes de chegarem ao Japão, caso haja uma vacina disponível no mercado até julho próximo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+