Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Comité Olímpico Internacional expulsa dois treinadores da Bielorrússia

06 ago, 2021 - 10:51 • Redação com Lusa

Em causa está a tentativa de forçar a atleta Krystsina Tsimanouskaya a regressar a casa, depois de ter criticado uma opção dos técnicos bielorrussos.

A+ / A-
“Não tenho medo”. Asilada na Polónia, atleta bielorrussa expulsa de Tóquio conta o que aconteceu
“Não tenho medo”. Asilada na Polónia, atleta bielorrussa expulsa de Tóquio conta o que aconteceu

O Comité Olímpico Internacional (COI) expulsou dois treinadores da equipa da Bielorrússia dos Jogos de Tóquio pelo seu papel na tentativa de repatriação forçada da velocista Krystsina Tsimanouskaya.

O COI decidiu sancionar os treinadores Artur Shimak e Yury Maisevich na sequência de uma comissão disciplinar para "esclarecer as circunstâncias em torno do incidente", afirmou numa declaração.

"Para o bem-estar dos atletas do Comité Olímpico Nacional bielorrusso que ainda se encontram em Tóquio, e como medida provisória, o COI cancelou e retirou as acreditações dos dois treinadores", explica o organismo internacional.

Os dois treinadores foram convidados a abandonar imediatamente a Aldeia Olímpica e fizeram-no, segundo o COI, que acrescentou que a ambos seria dada "uma oportunidade de se explicarem".

Tsimanouskaya aterrou em Varsóvia na quarta-feira depois de a Polónia lhe ter concedido asilo humanitário. A atleta pediu ajuda à polícia japonesa, no aeroporto, em Tóquio, quando os membros do seu comité nacional tentavam forçá-la a regressar a casa.

A corredora, conhecida por expressar apoio ao movimento popular contra o regime de Alexander Lukashenko, estava a competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio e temia represálias no seu regresso à Bielorrússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+