12 jan, 2022 - 09:11 • Lusa
O ala Miguel Ângelo foi chamado à seleção portuguesa de futsal, esta quarta-feira, para substituir Cardinal, que vai falhar o Europeu devido a lesão, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
De acordo com a nota divulgada no site oficial do organismo, o pivô do Sporting apresenta um “quadro clínico de lombalgia [dores nas costas] incapacitante”, tendo o selecionador Jorge Braz optado por chamar Miguel Ângelo, que também alinha nos leões.
Esta será a terceira competição internacional seguida que Cardinal vai falhar pela seleção, depois de ter ficado de fora do Euro 2018 e do Mundial 2021 - ambos conquistados por Portugal -, também por questões físicas.
O Euro 2022 de futsal disputa-se em Amesterdão e Groningen, nos Países Baixos, de 19 de janeiro a 6 de fevereiro, com 16 seleções divididas em quatro grupos. Os dois primeiros classificados de cada grupo qualificam-se para os quartos de final.
Portugal, que venceu a última edição da prova, em 2018, na Eslovénia, está integrado no Grupo A, juntamente com os anfitriões, a Sérvia e a Ucrânia. Tem estreia marcada para 19 de janeiro, diante dos sérvios, antes de defrontar Países Baixos, em 23, e Ucrânia, em 28.
Até à partida para o Europeu, a seleção nacional vai realizar dois jogos de preparação em Rio Maior, ambos diante da Macedónia do Norte, nos dias 13 e 14 de janeiro.
- Guarda-redes: André Sousa (Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas, Esp).
- Fixos: André Coelho (FC Barcelona, Esp), João Matos (Sporting) e Tomás Paçó (Sporting).
- Fixo/Ala: Afonso Jesus (Benfica).
- Alas: Bruno Coelho (Napoli Futsal, Ita), Pany Varela (Sporting), Pauleta (Sporting), Tiago Brito (Sporting de Braga/AAUM) e Miguel Ângelo (Sporting).
- Ala/Pivô: Fábio Cecílio (Sporting de Braga/AAUM).
- Universal: Erick Mendonça (Sporting).
- Pivô: Zicky (Sporting).