02 fev, 2022 - 13:11 • Lusa
O tenista sérvio Novak Djokovic, o futebolista polaco Robert Lewandowski, o piloto neerlandês de Fórmula 1 Max Verstappen e o recém-retirado jogador de futebol norte-americano Tom Brady integram os nomeados para os Prémios Laureus, anunciou a organização, esta quarta-feira.
A categoria de desportista masculino do ano contempla ainda o nadador norte-americano Caeleb Dressel e o atleta queniano Eliud Kipchoge, enquanto no setor feminino, destacam-se as presenças das atletas norte-americana Allyson Felix e jamaicana Elaine Thompson-Herah e das australianas Emma McKeon (natação) e Ashleigh Barty (ténis).
A nadadora norte-americana Katie Ledecky e a futebolista espanhola Alexia Putellas também concorrem ao prémio principal feminino, enquanto a ginasta norte-americana Simone Biles é candidata a vencer o galardão destinado ao regresso do ano e as seleções de futebol de Argentina e Itália ao de melhor equipa.
Djokovic, que esteve envolvido em grande polémica devido à viagem para disputar o Open da Austrália sem estar vacinado contra a Covid-19, é o único na lista masculina que já foi distinguido, em 2012, 2015, 2016 e 2019, depois de ter conquistado três títulos do Grand Slam em 2021, consolidando a liderança do "ranking" mundial.
Lewandowski, avançado do Bayern Munique, foi eleito em janeiro melhor futebolista mundial pela FIFA, Verstappen sagrou-se pela primeira vez campeão mundial de F1, Brady atingiu o recorde de sete títulos do Super Bowl, Dressel ganhou cinco medalhas de ouro olímpicas em Tóquio2020 e Kipchoge tornou-se o terceiro atleta a vencer maratonas olímpicas consecutivas.
Felix é candidata ao prémio feminino depois de ter superado Carl Lewis como atleta olímpica mais premiada dos Estados Unidos, em Tóquio2020, onde brilhou também a grande altura Thompson-Herah, que conquistou a medalha de ouro nos 100, 200 e estafeta 4×100 metros.
Na capital japonesa, McKeon arrebatou quatro medalhas de ouro e três de bronze na natação, a melhor marca individual, enquanto Ledecky ganhou duas medalhas do metal mais precioso e outras tantas de prata, Barty, número um mundial, conquistou o segundo Grand Slam, em Wimbledon, e Putellas, do FC Barcelona, foi distinguida como melhor futebolista pela FIFA e pela UEFA.
A Argentina, vencedora da Copa América, e a Itália, campeã no Euro 2020, podem receber o galardão destinado à melhor equipa, tal como o FC Barcelona, vencedor da Liga dos Campeões feminina na época passada, a Mercedes, campeã mundial de F1, e os Milwaukee Bucks, que conquistaram o título na NBA.
O prémio para o regresso do ano poderá ser atribuído a Biles, que se retirou em Tóquio 2020, devido à pressão psicológica, mas recuou na decisão e ganhou a medalha de bronze na trave, ao ciclista britânico Mark Cavendish, ao atleta norte-americano de saltos sincronizados Tom Daley, ao piloto espanhol de MotoGP Marc Márquez, à ciclista neerlandesa Annemiek van Vleuten e ao skater britânico Sky Brown.
A categoria revelação do ano será disputada pelo tenista russo Daniil Medvedev, o futebolista espanhol Pedri, jogador do FC Barcelona, a atleta venezuelana Yulimar Rojas, a tenista britânica Emma Raducanu, o atleta indiano Neeraj Chopra e o nadador australiano Ariarne Titmus.
Devido à pandemia de covid-19, a cerimónia de entrega dos Prémios Laureus será realizada de forma virtual, à semelhança do que aconteceu em 2021.
Desportista masculino do ano:
Tom Brady (EUA, futebol americano)
Novak Djokovic (Ser, ténis)
Caeleb Dressel (EUA, natação)
Eliud Kipchoge (Que, atletismo)
Robert Lewandowski (Pol, futebol)
Max Verstappen (Hol, F1)
Desportista feminina do ano:
Ashleigh Barty (Aus, ténis)
Allyson Felix (EUA, atletismo)
Katie Ledecky (EUA, natação)
Emma McKeon (Aus, natação)
Alexia Putellas (Esp, futebol)
Elaine Thompson-Herah (Jam, atletismo)
Equipa do ano:
Seleção de futebol masculino da Argentina
Seleção de futebol masculino da Itália
Equipa de futebol feminino do Barcelona
Equipa olímpica de saltos sincronizados da China
Equipa de Fórmula 1 Mercedes
Equipa de basquetebol norte-americana Milwaukee Bucks
Regresso do ano:
Simone Biles (EUA, ginástica artística)
Sky Brown (GB, skate)
Mark Cavendish (GB, ciclismo)
Tom Daley (GB, natação sincronizada)
Marc Márquez (Esp, motociclismo)
Annemiek van Vleuten (Hol, ciclismo)
Revelação do ano:
Neeraj Chopra (Ind, atletismo)
Daniil Medvedev (Rus, ténis)
Pedri (Esp, futebol)
Emma Raducanu (GB, ténis)
Yulimar Rojas (Ven, atletismo)
Ariarne Titmus (Aus, natação)