Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Jogos Olímpicos de Inverno

Objetivo cumprido em Pequim. Portugueses melhoraram resultados

17 fev, 2022 - 10:08 • Lusa

José Cabeça, melhor português no esqui de fundo em Jogos Olímpicos, Vanina Guerillot Oliveira e Ricardo Brancal melhoraram as prestações dos atletas das edições anteriores.

A+ / A-

Os três portugueses presentes nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 melhoraram os resultados alcançados nas edições anteriores.

Ricardo Brancal obteve um surpreendente 37.º lugar no slalom gigante, superando o 66.º posto de Arthur Hanse em PyeongChang 2018, e foi 39.º no slalom, um lugar abaixo do 38.º do representante português nos Jogos Olímpicos realizados na Coreia do Sul.

Também no esqui alpino, Vanina Guerillot Oliveira terminou a prova de slalom gigante no 43.º lugar, entre 82 participantes, melhorando o 59.º lugar de Camille Dias em Sochi 2014, entre 90 participantes.

No slalom, a atleta de 19 anos falhou uma porta no início da segunda manga e não concluiu a competição, depois de ter sido 46.ª na primeira descida, entre 88 esquiadoras.

José Cabeça tornou-se o melhor português no esqui de fundo nos Jogos Olímpicos, ao cruzar a meta na 88.ª posição na prova de 15 km estilo clássico, apenas dois anos após o também triatleta ter começado a esquiar.

O atleta, natural de Évora, de 25 anos, terminou a competição, realizada no Centro Nacional de Cross-Country, na zona de Zhangjiakou, em 49.12,0 minutos, a 11.17,2 do vencedor, o finlandês Livo Niskanen, entre 99 participantes.

Antes de José Cabeça, participaram na competição de esqui de fundo, nos 15 km estilo clássico, Danny Silva, 94.º classificado em Turim 2006 e 95.º em Vancouver 2010, no estilo livre. Kequyen Lam ficou no 113.º lugar em PyeongChang 2018, no estilo livre.

O Chefe da Missão de Portugal, Pedro Farromba, salientou que Vanina Oliveira, José Cabeça e Ricardo Brancal cumpriram o objetivo de melhorar as classificações das anteriores edições.

A comitiva lusa vai falhar a cerimónia de encerramento, marcada para domingo, uma vez que foram regressando após as respetivas provas, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Os últimos dos nove elementos têm chegada prevista para esta quinta-feira, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+