Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ciclismo

Ciclista recupera consciência quatro meses depois de queda

28 abr, 2022 - 20:21 • Lusa

Amy Pieters caiu durante um treino e ficou em coma. Ainda estão a ser avaliadas eventuais sequelas.

A+ / A-

A holandesa Amy Pieters recuperou a consciência quatro meses após a queda sofrida durante um treino, indicou a sua equipa, a SD Worx. Ainda não é possível determinar as sequelas das lesões cerebrais da ciclista.

"A condição [clínica] de Amy Pieters alterou-se. Ela está consciente. Isto significa que consegue comunicar ligeiramente, de forma não verbal. Amy reconhece pessoas, entende aquilo que lhe é dito e é capaz de realizar mais e mais tarefas", lê-se no comunicado da formação holandesa.

A nota esclarece que os médicos não conseguem ainda determinar "quais as sequelas residuais e as capacidades remanescentes" que a ciclista terá na sequência das lesões cerebrais que sofreu.

Pieters caiu, em 23 de dezembro passado, quando estava concentrada com a equipa de pista holandesa na região de Calpe, a norte de Alicante (Espanha), com a queda a ser provocada por toques entre as bicicletas das corredoras.

A ciclista, de 30 anos, foi submetida a intervenção cirúrgica para aliviar a pressão sobre o cérebro, tendo sido colocada em coma, no hospital de Alicante.

Em 6 de janeiro, Amy Pieters foi levada para um hospital nos Holanda, e, segundo o comunicado da sua equipa, desde meados de fevereiro tem seguido "um programa especializado intensivo de neurorreabilitação".

A corredora holandesa é uma especialista de provas de pista, tendo sido três vezes campeã do mundo de madison. Foi também campeã europeia de estrada em 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+