18 mai, 2022 - 11:14 • Inês Braga Sampaio
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) baniu por um ano o ginasta russo Ivan Kuliak e obrigou-o a devolver a medalha de bronze que conquistou na Taça do Mundo de Doha, em março, por ter exibido o símbolo "Z" de apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Kuliak, de 20 anos, que conquistou a medalha de bronze na prova de paralelas assimétricas, gerou polémica ao subir ao pódio com a letra "Z" no equipamento, na zona do peito. Símbolo que significa "Pela Vitória" e tem sido utilizado pelo exército russo na guerra com a Ucrânia.
"Kuliak violou os estatutos da FIG, o Código de Disciplina da FIG, o Código de Ética da FIG, o Código de Conduta da FIG e os Regulamentos Técnicos da FIG quando usou a letra 'Z' no seu 'maillot'", sublinha a FIG, em comunicado. A suspensão "é válida por um ano e manter-se-á por mais seis meses caso, a 17 de maio de 2023, se mantenham as restrições" que afastam atletas russos e bielorrussos das provas que organiza.
Além da medalha, Kuliak está obrigado a devolver o prémio monetário que recebeu, de 500 euros, e ainda a pagar uma multa de 1.900 euros.
Ivan Kuliak vai ser alvo de um processo disciplina(...)
Ivan Kuliak tem, agora, 21 dias para recorrer da decisão da FIG.
Na altura, Kuliak afirmou que não se arrependia de ter exibido o símbolo, ainda que tenha sublinhado que o tinha feito em defesa da paz.
"Vi o símbolo nos nossos militares e procurei pelo significado. Significa 'pela vitória' e 'pela paz'. Não desejo mal a ninguém, só mostrei a minha posição", declarou o ginasta russo, em declarações à imprensa.
A letra "Z" tornou-se simbólica com a invasão russa da Ucrânia e tem sido pintada na lateral de tanques e veículos militares daquele país, além de ter sido usada por políticos pró-guerra na Rússia.
[título corrigido - Z é um símbolo de apoio à Rússia e não da Ucrânia, como inicialmente foi referido]