Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Federação Internacional de Natação impõe restrições a transgéneros

20 jun, 2022 - 09:14 • Redação

Nadadoras só poderão competir se tiverem feito a transição antes dos 12 anos. FINA deixa em aberto a hipótese de criar uma "categoria aberta".

A+ / A-

A Federação Internacional de Natação (FINA) decidiu impor restrições a atletas femininas transgéneros. Nadadoras só poderão competir se tiverem feito a transição antes dos 12 anos.

A decisão aprovada por 71% das 152 federações nacionais, corresponde a um estudo do painel científico da FINA. A investigação concluiu que as mulheres transgénero têm uma vantagem significativa sobre as restantes atletas.

As nadadoras poderão apenas competir se não tiverem experienciado "puberdade masculina", ou se tiverem feito a transição antes dos 12 anos.

"Temos de proteger o direito dos atletas em competir, mas também temos de proteger a competitividade justa", diz o presidente da FINA, Husain al-Musallam.

A FINA propôs-se a criar um grupo de estudo para averiguar a possibilidade de criar uma "categoria aberta" para mulheres transgénero.

"A criação de uma 'categoria aberta' significa que todos podem ter uma oportunidade de competir aos mais alto nível", acrescenta al-Musallam.

A justiça da participação de mulheres transgénero no desporto voltou a ser tema com os recentes sucessos de Lia Thomas, que em março se tornou na primeira mulher transgénero a vencer um campeonato universitário americano, de natação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+