28 jun, 2022 - 15:43 • João Carlos Malta
O piloto da Mercedes Lewis Hamilton respondeu, na tarde desta terça-feira, ao antigo piloto de F1 Nelson Piquet, pai da namorada de Max Verstappen, depois de este o ter tratado por “neguinho”, numa entrevista em que comentava uma ultrapassagem do britânico ao neerlandês.
No Twitter, Hamilton considera que este caso é “mais do que um problema de linguagem”. “Este pensamento arcaico tem de mudar e não deve ter lugar no nosso desporto”, afirma.
It’s more than language. These archaic mindsets need to change and have no place in our sport. I’ve been surrounded by these attitudes and targeted my whole life. There has been plenty of time to learn. Time has come for action.
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
Nelson Piquet, antigo tricampeão mundial de Fórmula 1, está a ser alvo de muitas críticas depois de se ter referido a Lewis Hamilton como "neguinho" durante uma entrevista em novembro de 2021.
Na ocasião, Piquet referia-se ao embate entre Hamilton e o neerlandês no GP da Grã-Bretanha. "O neguinho meteu o carro e não deixou Verstappen desviar. O neguinho deixou o carro porque ali [na curva] não há maneira de passarem dois carros. Fez de sacanagem [propósito]. A sorte dele foi que só o Verstappen é que se f.... Fez uma p... sacanagem", afirmou o brasileiro.
Hamilton na mesma publicação diz ainda que desde sempre esteve “rodeado e atingido por este tipo de atitudes”, confidencia.
Vamos focar em mudar a mentalidade
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
“Já houve muito tempo para aprender. Este é o momento de agir”, pede o piloto da Mercedes.
De seguida numa outra publicação sobre o mesmo tema, e em português, Hamilton escreveu: “Vamos focar em mudar a mentalidade”.
O acidente entre os dois pilotos, recorde-se, aconteceu numa altura em que ambos disputavam a liderança do Mundial de Fórmula 1.Imagine https://t.co/jzRsAI2uuA
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
Em comunicado, a Fórmula 1 reagiu esta terça-feira à entrevista de Piquet: "Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável e não tem lugar na sociedade. O Lewis é um embaixador incrível do nosso desporto e merece respeito. Os seus esforços para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos".
O companheiro de equipa de Hamilton, George Russell escreveu também no Twitter: “Enorme respeito por LH. Ele fez mais por este desporto do que qualquer outro na história, não só na pista mas também fora dela. O facto de ele e muitos outros terem de lidar com este tipo de linguagem é inaceitável”.
Huge respect to LH. He has done more for the sport than any driver in history, not just on track but off it. The fact that he and so many others are STILL having to deal with this behaviour is unacceptable. We all need to stand together against discrimination of any kind. https://t.co/E4c1jFQKtf
— George Russell (@GeorgeRussell63) June 28, 2022