10 jul, 2022 - 16:29 • Redação
Bob Jungels, da AG2R Citroen, venceu e 9.ª etapa da Volta a França, este domingo, com chegada à estância de esqui Les Portes du Soleil. É a primeira vitória de uma equipa francesa na edição 2022 do Tour.
Jungels corou com sucesso um esforço a solo de cerca de 50 km, desde o momento em que se destacou de um grupo de fugitivos, numa etapa com partida em Aigle, na Suíça, e que teve quatro contagens de montanha (duas de primeira categoria, uma de segunda e outra de quarta).
O ciclista luxemburguês aguentou a pressão dos perseguidores e cortou a meta com 22 segundos de vantagem sobre o espanhol da Ineos-Grenadiers, Jonathan Castroviejo. O terceiro, a 26 segundos, foi outro espanhol, Carlos Verona, da Movistar.
O grupo dos favoritos chegou à meta 49 segundos depois, com Tadej Pogacar a "sprintar" para tentar ganhar mais alguns segundos. Foi acompanhado por Vingegaard, mas abriu mais três segundos em relação aos britânicos da Ineos, Geraint Thomas e Adam Yates.
Segunda-feira é dia de descanso e amarela continua no corpo de Pogacar. O esloveno da UAE Emirates tem 39 segundos de avanço sobre Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma). Thomas é terceiro, a 1'17.
Já sem Ruben Guerreiro, que foi forçado a abandonar devido a doença, a participação portuguesa fica resumida a Nelson Oliveira. O ciclista da Movistar foi 83.º na etapa, a 22'56 de Jungels. Na geral, Nelson ocupa a 61.ª posição, a mais de 40 minutos do líder.
O pelotão descansa na segunda-feira e volta à estrada na terça para cumprir a 10.ª etapa, entre Morzine Les Portes du Soleil e Megève, no total de 148,1 km. Dia acidentado, mas de dificuldade moderada. O destaque é a subida final, com uma pendente média de 4,2%, mas que se prolonga por 19 km.