08 fev, 2023 - 07:25 • Pedro Valente Lima , André Rodrigues
LeBron James já tinha garantido um lugar cativo entre os melhores de sempre da NBA. Agora, é também o melhor marcador de sempre da liga norte-americana de basquetebol.
Na madrugada desta quarta-feira, na partida entre LA Lakers e Oklahoma City Thunder, o basquetebolista chegou aos 38.390 pontos em 20 anos de carreira. Por três pontos, James bateu o recorde de uma das lendas do desporto: Kareem Abdul-Jabbar.
Os 38 pontos que LeBron marcou foram suficientes para ultrapassar a marca dos 38.387, estabelecida por Abdul-Jabbar na década de 1980, também na equipa de Los Angeles. O basquetebolista terminaria a carreira em 1989, mas o recorde já pertencia a Kareem Abdul-Jabbar desde 1984.
Os Lakers saíram derrotados em casa por 130-133 diante da equipa de Oklahoma. No entanto, o "cesto" que garantiu a LeBron James o primeiro lugar no pódio dos melhores marcadores de sempre parou o tempo, figurativa e literalmente.
A partida esteve interrompida durante largos minutos para que o basquetebolista e os fãs no Staples Center celebrassem um novo capítulo da história da NBA. Kareem Abdul-Jabbar, já com 75 anos, estava presente e não hesitou em se colocar de pé para aplaudir o recorde batido.
O jogo continuou parado por largos minutos para prestar uma homenagem a LeBron James, não só com um vídeo a assinalar o momento, assim como o jogador dos Lakers foi sendo agraciado pelo carinho de familiares, amigos e companheiros de equipa.
Antes da partida recomeçar, houve ainda tempo para que Abdul-Jabbar e LeBron protagonizassem a passagem de testemunho, com o anterior recordista a entregar a bola do jogo ao novo melhor marcador de sempre da NBA.
"Eu só quero dizer 'obrigado' aos adeptos dos Lakers. Vocês são únicos", começou LeBron, ao dirigir-se às bancadas do Staples Centers. "Estar na presença de uma lenda tão grande como o Kareem faz-me sentir bastante humilde. Peço-vos uma ovação em pé para o 'Capitão', por favor."
O jogador dos Lakers agradeceu à família e a todos os que o apoiaram: "Permitiram que eu fizesse parte de algo com que sempre sonhei".
Já à ESPN, James confessa que "o recorde de pontos nunca foi algo que sequer tenha passado pela cabeça", porque "sempre" se considerou "um jogador de passe".
As homenagens de outras lendas da NBA também não tardaram em chegar. Shaquille O'Neal, igualmente ex-jogador da equipa de Los Angeles, fala de um "trabalho bem feito".
Outra lenda dos Lakers, Earvin "Magic" Johnson, presenciou o recorde de LeBron nas bancadas do Staples Center, mas fez questão de publicar vários tweets sobre um "momento histórico".
"Nunca vamos ver outro LeBron James", escreve o antigo atleta que, como presidente para a área desportiva da equipa de Los Angeles, foi o responsável pela contratação de James em 2018.
"Acho que ninguém vai ultrapassar o recorde do LeBron como melhor marcador de sempre da NBA!", remata.
LeBron James iniciou a carreira em 2003, nos Cleveland Cavaliers, equipa com a qual se evidenciou desde cedo na liga norte-americana de basquetebol. A sede por títulos "roubaria" ao Ohio um dos seus maiores desportistas, quando em 2010 se mudou para Miami.
Na equipa dos Heat, James começava a preencher o seu armário de troféus e de anéis de MVP ("Jogador Mais Valioso", em português). Na Flórida, o basquetebolista conquistou dois campeonatos, dois títulos de MVP em finais e três títulos de MVP da temporada.
No entanto, em 2014, o "bom filho tornou a casa". LeBron James regressava aos Cavaliers e, em 2016, liderou a equipa de Cleveland ao primeiro e único título da NBA da sua história.
Em 2018, o basquetebolista mudou-se para a "Costa Oeste", para ingressar nos Los Angeles Lakers. Já de amarelo, LeBron voltaria a colocar a equipa na rota dos troféus, que conquistou o campeonato em 2020 - dez anos depois do seu último título.