Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Atletismo

Ana Cabecinha bronze no Campeonatos da Europa de marcha por equipas

21 mai, 2023 - 15:38 • Lusa

Portugal terminou prova em quinto lugar na geral.

A+ / A-

A portuguesa Ana Cabecinha (CO Pechão) conquistou a medalha de bronze na prova de 20 quilómetros marcha do Campeonatos da Europa por equipas, disputados em Poderbrady, na República Checa.

A marchadora lusa concluiu a prova em 1:29.35 horas, perdendo por 18 segundos para a grega Antigoni Ntrismpioti, campeã em 1:29.17, e por 16 para a italiana Antonella Palmisano, prata em 1:29.19.

Ana Cabecinha, de 39 anos, conseguiu o seu melhor registo do ano, numa prova em que andou sempre no grupo da frente e, na parte final, conseguiu segurar o último lugar do pódio, com 23 segundos de vantagem sobre a ucraniana Lyudmila Olyanovska.

A marchadora do CO Pechão, que ficou a 15 segundos da qualificação direta para os Mundiais de Budapeste, é a recordista nacional da distância desde que fez 1:27.46 horas em 21 de agosto de 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim.

"Não esperava terminar com este resultado, subir ao pódio, mas desfrutei ao máximo da competição. Esta é a minha última presença nesta Taça da Europa [Campeonato Europeu de Seleções] e estou muito satisfeita por terminar assim, com o terceiro lugar", disse a portuguesa, que espera "chegar a Paris 2024".

Quanto às restantes portuguesas, Vitória Oliveira fechou na 19.ª posição (1:34.41), Carolina Costa no 24.º posto (1:35.59, melhor marca do ano) e Inês Mendes no lugar imediato (1:37.49).

Coletivamente, triunfo da Itália, com 21 pontos, à frente da Ucrânia (25) e da França (37). A Espanha foi quarta (40) e Portugal fechou na quinta posição (46), com os mesmos pontos da Grécia, que fechou depois das portuguesas a classificação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+