Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Paris 2024

COI não convida Rússia e Bielorrússia para os Jogos Olímpicos

26 jul, 2023 - 16:09 • Lusa

A Guatemala também não está entre os 203 países convidados pelo Comité Olímpico Internacional para Paris 2024.

A+ / A-

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, convidou 203 países, mas não a Rússia e a Bielorrússia, para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, durante uma cerimónia que decorreu esta quarta-feira na capital francesa.

Thomas Bach, que com a ausência dos convites à Rússia e Bielorrússia confirmou o que já tinha adiantado há alguns dias, referiu que a próxima etapa da história dos Jogos Olímpicos será “mais inclusiva, mais jovem, mais urbana e mais sustentável”.

“Não estou muito, estou muito, muito confiante”, disse Thomas Bach, após a cerimónia oficial de convite na sede do Comité Organizador em Saint-Denis, acrescentando que passou três “dias excelentes” em Paris e o que viu “dá total confiança”.

O presidente do COI adiantou que recebeu “excelentes informações sobre os preparativos para Paris2024” e destacou o facto de a próxima edição decorrer “na cidade natal” de Pierre de Coubertin, mentor dos Jogos Olímpicos da era modernos, 100 anos depois de Paris 1924.

O COI reafirmou que decidirá sobre uma possível participação da Rússia ou da Bielorrússia quando achar oportuno e “a seu exclusivo critério e sem estar vinculado aos resultados das eliminatórias olímpicas anteriores”.

A Guatemala também não foi convidada pelo COI para os Jogos Olímpicos Paris 2024, por se encontrar suspensa desde outubro de 2022 por “preocupações de interferência política”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+