Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Portugueses de K4 500 fora dos Jogos Olímpicos

25 ago, 2023 - 20:23 • Lusa

As duas equipas lusas, masculina e feminina, não conseguiram ficar num dos três primeiros lugares.

A+ / A-

A seleção portuguesa de canoagem não conseguiu um dos seus maiores objetivos nos Mundiais da Alemanha, uma vez que ambos os K4 500 metros falharam a única oportunidade de apuramento olímpico.

João Ribeiro, Messias Baptista, Kevin Santos e Emanuel Silva ainda seguiam em terceiro lugar aos 250 metros, na derradeira posição que dava acesso à final, contudo, não conseguiu manter-se na dianteira e terminaram na sétima posição, perdendo, inclusivamente, a final B, entre os 10.º e 18.º lugares.

Passaram a meio da regata em 39,01 segundos, apenas atrás de Ucrânia e Dinamarca, que seriam, no fim, primeiro e terceiro: o conjunto do leste da Europa impôs-se em 1.18,710 minutos, enquanto os lusos concluíram em 1.20,593, a 1,113 segundos do terceiro posto, que valeu a final.

O caso de Francisca Laia, Teresa Portela, Joana Vasconcelos e Maria Rei foi diferente, pois, a meio, seguiam em sétimo, classificação que vingou igualmente no fim: ainda assim, com um sistema competitivo distinto, o quarteto vai à final B.

Neste caso, o triunfo na final de consolação até poderia valer o passaporte para Paris'2024, contudo, o Canadá falhou a final e com isso deixou o continente de fora, inviabilizando assim essa possibilidade.

O quarteto passou a meio em 46,40 segundos e concluiu a prova, ganha pela Nova Zelândia, em 1.35,003, a cerca de três segundos das primeiras.

Antes, a jovem Beatriz Fernandes foi sexta na meia-final de C1 200 metros, indo disputar a final B, sem hipóteses de classificar-se para os Jogos.

Na canoagem adaptada, Floriano Jesus e Alex Santos garantiram para Portugal a vaga nos Jogos Paralímpicos na classe KL1, que será disputada por ambos.

Os Mundiais da Alemanha juntam cerca de 2.000 canoístas de 95 países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+