28 ago, 2023 - 00:02 • Lusa
O ciclista dinamarquês Andreas Kron (Lotto Dstny) venceu este domingo a caótica segunda etapa da Volta a Espanha em bicicleta, em que o italiano Andrea Piccolo (EF Education-EasyPost) é o novo líder.
Andreas Kron atacou na parte final da tirada e acabou por chegar isolado e vencer a etapa, que ligou Mataró e Barcelona, ao longo de 181,8 quilómetros, com o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) e o francês Andrea Vendrame (AG2R Citroën) a serem segundo e terceiro, respetivamente.
O dinamarquês atacou na subida ao topo da colina de Montjuic, onde passou na liderança antes de voar para a vitória.
Em fuga desde os primeiros quilómetros, Andrea Piccolo e o espanhol Javier Romo (Astana) foram apanhados pelo pelotão à entrada do circuito de Montjuic, a 7,5 quilómetros da meta.
Felizmente para eles, os tempos de classificação geral foram retirados a nove quilómetros da chegada, com a estrada completamente inundada. Os bónus concedidos no topo da colina de Montjuic e na linha de chegada foram mantidos.
Após a decisão da organização, em contabilizar os tempos a nove quilómetros da meta, devido às condições meteorológicas adversas, o italiano Andrea Piccolo assumiu a liderança da geral, com o espanhol Javier Romo (Astana) em segundo, a 11 segundos.
Os favoritos Remco Evenepoel, Jonas Vingegaard e Enric Mas, que pediram ao pelotão que neutralizasse a corrida depois de inúmeras quedas nas estradas molhadas da Catalunha, decidiram não correr riscos e abrandaram o ritmo antes da chegada.
Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi o melhor português na tirada, em que terminou em 12.º. Nelson Oliveira (Movistar), foi 48.º e o colega de equipa Ruben Guerreiro terminou em 50.º.
João Almeida (UAE Emirates) foi 90.º e o seu colega de equipa Rui Oliveira (que caiu) terminou em 167.º, enquanto André Carvalho (Cofidis) 138.º.
Na classificação geral, Nelson Oliveira é o melhor português, no sexto lugar, a 13 segundos de Andrea Piccolo.
Rui Costa segue na 65.ª posição, a 46 segundos, João Almeida na 72.ª, a 50, Ruben Guerreiro, na 104.ª, a 1.13 minutos, André Carvalho, na 142.ª, a 3.13, e Rui Oliveira, na 164.ª, a 6.15.
Na segunda-feira, a terceira etapa vai ligar Súria a Arinsal, numa tirada de 158,5 quilómetros com duas contagens de montanha de primeira categoria, uma delas a coincidir com a meta.