10 set, 2023 - 16:11 • Henrique Cunha, com redação
O português Rui Costa venceu a 15.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta entre Pamplona e Lekunberri.
O ex-campeão do mundo, da Intermarché-Circus-Wanty, foi o mais rápido entre os três fugitivos que chegaram à meta, batendo o alemão Lennard Kamna (que caiu a poucos quilómetros da meta) e o colombiano Santiago Buitrago.
Em declarações à Eurosport, Rui Costa confirmou a sua satisfação pelo triunfo: "Hoje não é só uma vitória. É também muita dedicação, muito esforço e muito trabalho que a gente não vê. Esta vitória enche-me de satisfação".
O ciclista natural de Aguçadoura, Póvoa de Varzim revelou que pediu à equipa para vir a Espanha "tentar ganhar uma etapa".
"Não estava previsto fazer a Vuelta, mas depois de ter terminado o Tour e a prova de São Sebastian estava bem ao nível das pernas e pedi à equipa para me deixar fazer a volta à Espanha para tentar alguma vitória de etapa".
Esta é a primeira vitória de Rui Costa na Vuelta, mas é o 31.º triunfo internacional. Tem também três no Tour (uma em 2011 e duas em 2013).
Rui Costa, de 36 anos, é o oitavo português a vencer etapas na Volta a Espanha, depois de João de Jesus Rebelo (1945), João Lourenço (1946), José Carlos Cardoso (1959), Alves Barbosa (1961), Joaqui Agostinho (1974), Sérgio Paulinho (2006) e Nelson Oliveira (2015).
Na classificação geral, o pelotão chegou a 2.52 minutos do fugitivo luso. O norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) continua com a camisola vermelha de líder, à frente de dois colegas de equipa: o esloveno Primoz Roglic é segundo, a 1.37 minutos, e o dinamarquês Jonas Vingegaard é terceiro, a 1.44.
Esta segunda-feira é dia de folga na Vuelta.