08 out, 2023 - 21:52 • Carlos Calaveiras
Portugal conseguiu este domingo a primeira vitória de sempre num Mundial de Râguebi, um triunfo que vai ficar para a história da modalidade.
Os "lobos" bateram as Ilhas Fiji, por 24-23, em partida disputada em Toulouse, França.
A quatro minutos para o final da partida, Portugal perdia por seis pontos perante o potente coletivo das Fiji, mas conseguiu dar a volta ao marcador.
Rodrigo Marta marcou um ensaio aos 78 minutos e Samuel Marques converteu o pontapé de penalidade para a história, que deu a primeira vitória à seleção portuguesa num Mundial de Râguebi.
Em declarações no final da partida, o jogador Nicolas Martins, que foi considerado o MVP do jogo, fala num triunfo histórico de uma equipa de amigos.
"Trabalhámos muito para isto. É histórico, é o melhor momento da minha vida. Somos uma equipa de amigos, amigos de Portugal. Vivemos juntos. É incrível. Os adeptos estiveram muito bem, estiveram connosco. As Fiji jogaram muito bem, não tenho palavras", declarou Nicolas Martins.
Os "lobos" despedem-se do Mundial com uma vitória sobre as Fiji e um empate diante da Geórgia.
Portugal termina no quarto lugar do Grupo C, com seis pontos. O País de Gales ficou no primeiro lugar com 19 pontos, seguido das Fiji com 11 e Austrália com 11. A Geórgia é o quinto classificado, com três pontos.
Apesar da derrota no jogo de hoje, as Fiji passam aos quartos de final, onde vão defrontar a Inglaterra.
O Portugal - Fiji marca a despedida do selecionador nacional, o francês Patrice Lagisquet, que comandou os "lobos" nos últimos anos durante a caminhada para o Mundial 2023, e do jogador Mike Tadjer, um dos jogadores mais carismáticos da equipa.
"É uma decisão que já está tomada e comunicada à Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) e aos jogadores há algum tempo. Fui convidado para continuar, mas já tinha prometido à minha família que iria parar o râguebi após o Campeonato do Mundo", revelou Patrice Lagisquet, antes do embate com as Fiji.
Terminada a fase de grupos, confira os jogos dos quartos de final do Mundial de Râguebi:
País de Gales - Argentina (14 de outubro)
Irlanda - Nova Zelândia (14 de outubro)
Inglaterra - Fiji (15 de outubro)
França - África do Sul (15 de outubro)